Ah, a Baía do Sancho. Eleita repetidamente a praia mais bonita do Brasil, e, em algumas ocasiões, do mundo. Uma faixa de areia em forma de meia lua, protegida em terra por altas falésias cobertas por verde e em mar pelo vantajoso formato de baía, tornando-a ideal para banhos e mergulhos em águas tranquilas. Um mar transparente, morno, tingido desde o turquesa mais intenso ao esmeralda mais vibrante e transbordando de vida marinha sob a superfície. Por mais que o tempo em Noronha seja sempre curto, faça um favor a si mesmo e planeje-se para visitar o Sancho pelo menos mais de uma vez.

Uma cachoeira se forma nas rochas no meio da praia durante os meses de março a junho (período de chuvas em Noronha), embelezando o quadro da natureza como em nenhum outro período do ano. No entanto, o mar fica mais azul e transparente em meses secos, ou seja, entre agosto e setembro, que acaba sendo a época de mais procura para o destino.

 

Acesso à Baía do Sancho

 

Turistas aproveitam a Praia do Sancho

Sol na melhor praia do mundo. Não é pouca coisa, né? Foto: Acervo ATDEFN.

 

Para enfiar os pés na areia dessa praia, você deve primeiro chegar ao PIC Sancho — aliás, a Praia do Sancho faz parte do território do Parque Marinho, portanto é necessário apresentar o ingresso para conseguir o acesso —, que fica a um quilômetro de caminhada em estrada de terra do ponto de ônibus mais próximo. 

Depois disso, o turista pode escolher entre duas trilhas diferentes: a trilha do Sancho, que tem 350 metros de extensão e leva direto ao mirante da Praia do Sancho com acessibilidade assistida, e a trilha Golfinho-Sancho, que integra as passagens entre o Mirante dos Golfinhos e o Mirante do Sancho, e é com certeza a opção mais cênica entre as duas. 

Do PIC também começa a trilha que leva para o mirante da Baía dos Golfinhos (a opção não integrada com a Praia do Sancho). A partir do próprio Mirante do Sancho, inicia a trilha até o Mirante Dois Irmãos, onde você consegue aquela vista maravilhosa do Morro Dois Irmãos ao fundo da praia da Baía dos Porcos, presente em todo álbum de fotos de Fernando de Noronha. Todos os mirantes valem a pena a visita, não deixe de ir.

 

Trilha para o Mirante do Sancho, em plataformas de madeira

As plataformas de madeira facilitam a chegada ao Mirante do Sancho. Foto: Acervo ATDEFN.

 

Descida ao Sancho

 

Chegando no mirante do Sancho, vem a parte menos agradável da experiência: para descer até a areia, os turistas devem utilizar uma escada vertical instalada no meio da rocha, em uma configuração digna de trigger warning para quem sofre com claustrofobia (são 208 degraus!). Para melhorar a movimentação da praia, a escada alterna entre turnos apenas para descida e apenas para a subida de banhistas, que se intercalam de hora em hora; veja horários no site do PARNAMAR. Como a praia não tem estrutura, quem traz suprimentos em sacolas e mochilas muito grandes também tende a ter dificuldades na descida. 

Para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, há plataformas de acessibilidade até o mirante do Sancho, mas infelizmente ainda não há um caminho adaptado para a descida até a praia. Uma outra opção acessível para curtir o cenário é fazer um dos passeios de barco, que tem parada bem em frente da praia para banho dos passageiros. O nado até a areia é proibido por motivos de segurança, porém, e portanto também não é possível chegar à areia por esse meio.

 

Mergulho

 

Como mencionado, não há estrutura nesta praia, nem para venda de alimentos nem de banheiros, e o recomendado é que os turistas levem lanches, água e uma toalha para estender na areia. Há, no entanto, comércio com lanchonete, banheiros e aluguel de equipamentos aquáticos na área do PIC Sancho, antes das trilhas para o mirante.

Não deixe de levar um kit de snorkel e nadadeiras; o mergulho livre no Sancho é uma experiência que não se pode perder. Como alternativa, procure fazer um passeio de barco para apreciar um novo ângulo da Baía do Sancho (passageiros de barcos não podem acessar a areia).

 

Vista da Praia do Sancho a partir do mar

Vista da Praia do Sancho a partir de um barco. Foto: Assessoria Noronha/Antônio Melcop.