Baía dos Golfinhos é um dos melhores pontos no mundo inteiro para ver golfinhos-rotadores em seu habitat natural. O lugar serve como local de descanso para os animais, e por isso não é permitido descer ao nível do mar, e até embarcações são proibidas de navegar por aqui. A contemplação, então, é feita do Mirante dos Golfinhos, acessível a partir de uma trilha que se inicia no PIC Sancho. Há uma trilha entre o Mirante dos Golfinhos e o Mirante do Sancho que proporciona a visão do único ângulo em que é possível visualizar o Morro Dois Irmãos e o Morro do Pico ao mesmo tempo (ótimo para fotos). 

Nota: as trilhas que saem do PIC Sancho para os mirantes dos Golfinhos e do Sancho são feitas em plataformas adaptadas para melhor acessibilidade, enquanto que a trilha entre os dois mirantes é em um caminho de terra.

Os golfinhos aparecem pela manhã, e há binóculos para a observação dos turistas. Os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador, que observam e monitoram os golfinhos, chegam no mirante desde às 5h da manhã, e se dispõem a fornecer material informativo e realizar palestras sobre o comportamento dos animais para os visitantes.

Pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador observam os animais a partir do mirante.

Os pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador estão sempre observando e estudando o comportamento dos animais. Foto: Assessoria Noronha/Antônio Melcop.

 

 

Os golfinhos estão saindo da Baía dos Golfinhos?

 

Segundo o Projeto Golfinho Rotador, Fernando de Noronha é o local com a maior frequência de rotadores do mundo, com dados que denotam a presença dos golfinhos na Baía em cerca de 94% dos dias do ano. Infelizmente, como apontam as pesquisas do Projeto, o tempo de permanência dos golfinhos tem diminuído por conta do tráfego de embarcações de turismo na área em frente à Baía dos Golfinhos. Das cerca de oito horas em que os golfinhos realizavam suas atividades diárias na Baía em 2003, em 2015 esse tempo caiu para pouco mais de duas horas. Cada vez mais, eles priorizam descansar no chamado Entre Ilhas, o segundo local de concentração dos rotadores no arquipélago.