Uma faixa de areia apertada, uma mar degradê do verde-claro ao azul-celeste e piscinas naturais pulsantes com vida marinha logo em frente ao Morro Dois Irmãos são todos os elementos que compõem a vista clássica de Fernando de Noronha, a Baía dos Porcos. Já avisamos aqui: se você quer a vista, deve ir ao PIC Sancho; é lá que começa a trilha para o Mirante Dois Irmãos, onde você pode se embasbacar com a confirmação de que não, não é photoshop, e todo aquele esplendor de Noronha é sim real em pessoa. Aliás, para as melhores condições de luz solar e transparência da água, venha entre os meses de agosto e setembro.
Agora, se está atrás de um dos melhores pontos de mergulho de flutuação para observar os recifes de corais, a Baía dos Porcos não pode ficar fora da sua lista. A geografia recortada e a presença de pedras em grande quantidade configuram um ambiente extremamente propício para o estabelecimento de corais e a habitação de peixes, raias e outros animais. Traga seu snorkel para observar sargentinhos, linguados, cirurgiões azuis, donzelas de rocas, peixes-borboletas e até tartarugas marinhas de visita. Não há estrutura alguma por aqui, portanto se prepare e alugue um snorkel antes de vir ou traga o seu.

Na maré alta, a pequena faixa de areia desaparece sob o mar noronhense. Foto: Assessoria Noronha/Antônio Melcop.
Fique atento para evitar a época do swell, quando o mar fica agitado e a visibilidade é prejudicada. No canto esquerdo da praia, sobre as rochas, forma-se uma piscina natural durante a maré baixa onde é proibido entrar, devido ao seu tamanho reduzido e à fragilidade dos seres marinhos dali. Na maré alta, o mar toma conta de toda a faixa de areia.
Acesso à Baía dos Porcos
Para acessar a praia, é preciso esperar a maré baixa; o único acesso é feito a partir da praia Cacimba do Padre, através de uma trilha em meio às rochas que dividem as duas praias. Recomendamos que o acesso seja feito com uma sapatilha aquática, pois o caminho passa por pedras e declives. Havia uma trilha conectando a Baía dos Porcos à Praia do Sancho, porém essa opção está atualmente interditada. A baía fica dentro do território do Parque Marinho, portanto recomendamos levar o cartão de acesso do PARNAMAR, no entanto há relatos de que não há fiscalização de entrada aqui.