O hotel Bayerischer Hof sintetiza a relação muniquense entre o moderno e o tradicional. A fachada carrega todo o estilo do século 19, e muitos quartos são decorados dessa mesma forma. No entanto, reformas e expansões trouxeram o acréscimo de quartos modernos, com a mobília e a decoração trazendo um ar rústico e sofisticado graças ao trabalho do designer belga Axel Vervoordt. Tem ótima localização na Promenadeplatz, próxima ao centro da Cidade Velha, a 400 metros da Marienplatz e a um quilômetro da estação central de Munique.
A ideia de construir o hotel foi originalmente concebida pelo próprio Rei Ludwig I, que desejava uma hospedagem cinco estrelas para sua capital. Ele foi então construído em 1841, projetado pelo arquiteto favorito do rei, Friedrich von Gärtner. O edifício foi quase completamente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, e reconstruído no pós-guerra. Alguns projetos de modernização nas décadas de 90 e 2000 forneceram ao hotel algumas de suas áreas mais elogiadas, como a belíssima área da piscina e spa na cobertura, cercados por paredes de vidro que possibilitam a vista da cidade em qualquer estação do ano.

Área da piscina com vista para a cidade. Foto: Divulgação,
Tem 337 quartos, cada um deles individualmente decorado. Todos são bem equipados e espaçosos, mas o destaque é indubitavelmente para a Penthouse Garden Suite, uma suíte de 340 m², com dois quartos, banheiro em mármore, sala de estar com lareira e uma varanda panorâmica com vista para os telhados de Munique. Os tons claros e terrosos, assim como a mobília rústica, fazem parte do princípio de Wabi, onde imperfeições e autenticidade são altamente valorizados. Além da Penthouse Garden –que custa € 12 mil por noite, aliás –, há destaque também para as suítes temáticas, divididas por motes como homenagem à Paris e Nova York.
A equipe é extremamente capaz, simpática e educada. Há serviço de sauna, uma piscina, spa, academia e hamame (banho turco). No total, há seis bares e cinco restaurantes, dentre os quais o principal é o Atelier, que segue uma linha requintada de culinária francesa enriquecida com toques de ingredientes asiáticos. Sob a direção do chef Jan Hartwig, o restaurante acumulou três estrelas Michelin e diversas outras premiações. Desde novembro de 2021, o chef Anton Gschwendtner substitui Hartwig, e promete conservar o alto nível da gastronomia ali.
Desde € 430.

Salão do restaurante. Foto: Divulgação.
SERVIÇO BAYERISCHER HOF
Endereço: Promenadeplatz 2–6, 80333 München, Alemanha
Telefone: +49 089 21 20-0
Site: https://www.bayerischerhof.de/en/index.html
Instagram: https://www.instagram.com/bayerischerhof_munich/