A Beco de Noronha — apenas Beco para os chegados — é uma das pousadas domiciliares mais cativantes da ilha. Para quem não sabe, “pousada domiciliar” é um termo usado para denominar uma categoria de hospedagem noronhense montada a partir de antigas casas de nativos, readaptadas para recepcionar turistas. Localizada na Floresta Nova, pertinho do centro da Vila dos Remédios, a Beco é uma das primeiras desse estilo a apostar em uma atmosfera simples mas descolada.
A pousada possui sete quartos no total, três deles adaptados para pessoas com dificuldade de locomoção. Todos mantêm o desenho e o ambiente típicos de cômodos de uma casa regular, afinal, o edifício não foi planejado originalmente como pousada. Dormir aqui é como estar no próprio quarto, e a pousada aposta nessa sensação do conforto do lar mesmo longe de casa. Na área comum de lazer, que fica no quintal da propriedade, não há piscina; no lugar, a pousada instalou um ofurô para os visitantes.

Quarto “pistache” da Beco de Noronha, com amplo espaço e pé direito alto. Foto: Cortesia Beco de Noronha.
Em questão de sustentabilidade, a pousada também faz sua parte: a energia solar esquenta 50% dos chuveiros utilizados, a iluminação é feita com sensores de movimento e a decoração emprega materiais reciclados para criar arte.
A Beco de Noronha não oferece almoço ou jantar, apenas café da manhã (incluso na diária). É possível encontrar uma variedade de restaurantes nas proximidades, no centro da Vila dos Remédios. Na mesma rua da pousada, o restaurante Xica da Silva já é parte da história de Noronha, e serve ótimos jantares de frutos do mar.
Tarifas a partir de R$ 676.

Decorações sustentáveis cheias de graça na área comum da Beco. Foto: Cortesia Beco de Noronha.