A Cacimba do Padre é uma daquelas praias de Noronha que entra no seu roteiro sem nenhum momento de dúvidas. Ela é extensa, tem um mar azul-turquesa tão intenso que parece uma foto editada, é cercada por um cenário de paredões de rocha escura e recortada e ainda é o lar das rochas gêmeas mais famosas da ilha, o Morro Dois Irmãos.

Ela é a última praia em direção ao sudoeste que fica antes da área protegida pelo PARNAMAR, ou seja, a última do Mar de Dentro que não necessita de ingresso para o Parque Marinho. O acesso a ela é um pouco difícil, já que fica a mais de um quilômetro do ponto de ônibus mais próximo, a uma meia hora de caminhada em estrada de terra; prefira vir de táxi ou de buggy alugado. Ela também pode ser acessada a partir das praias vizinhas, a Praia do Bode e a da Quixabinha.

Não espere grande coisa da estrutura na areia; a praia é afastada de comércios e áreas urbanas, portanto os turistas ficam limitados às barracas que vendem petiscos e drinques. Há aluguel de guarda-sóis e espreguiçadeiras por cerca de R$ 60, mas não tem banheiro por aqui.

A Cacimba do Padre faz muito sucesso com surfistas do mundo inteiro, e é considerado um dos melhores pontos de surfe na América do Sul. Figuras como Gabriel Medina costumam pegar onda nesta praia atrás do tubo perfeito de águas cristalinas, e ela costuma ser local de competições e campeonatos, como o Circuito Mundial do Surfe.

Surfista salta em onda na Praia Cacimba do Padre, Fernando de Noronha.

Na foto, surfista do campeonato Hang Loose aproveita as ondas da Praia Cacimba do Padre. Foto: Assessoria Noronha/Antônio Melcop.