É um museu simples, localizado na região do Porto de Santo Antônio e equipado com material informativo sobre várias espécies de tubarões, em especial aquelas que frequentam a ilha, como o Tubarão-Limão, o Tubarão-Lixa e o Cabeça-de-Cesto. O mais interessante é sua coleção de arcadas dentárias e espinhas dorsais reais de tubarões que ficam expostas para os visitantes. E o melhor, considerando o custo Noronha de viagem: a entrada é gratuita a todos.
Do lado de fora, vale parar para contemplar a vista. O museu fica em frente ao famoso Buraco da Raquel (que não é o que você está pensando), proporcionando uma linda visão do mar e das criaturas marinhas. Há ainda algumas esculturas que rendem fotos interativas e uma loja de souvenires. O restaurante do Museu dos Tubarões é elogiado por suas porções fartas e os pratos feitos com peixe fresco.
Buraco da Raquel

É possível avistar os filhotes de tubarões e outros animais do Buraco da Raquel a partir do Museu dos Tubarões. Foto: Acervo ATDEFN.
O Buraco da Raquel é uma formação rochosa perpassada por uma reentrância no mar. Aqui, o banho e a aproximação são proibidos, pois o local funciona como um importante berçário para a vida marinha. A disposição do relevo e das marés forma os chamados Alagados, um conjunto de piscininhas que fornecem um espaço de repouso, alimentação, creche e acasalamento para as espécies marinhas, em especial os tubarões. As marés altas trazem criaturas maiores, como tartarugas marinhas, barracudas e xaréus, enquanto que na maré baixa, quando os tapetes de algas são trazidos à tona, é hora dos caranguejos aratus, búzios e maçaricos se alimentarem.
O nome do lugar faz referência a uma antiga lenda local: diz-se que uma moça chamada Raquel vinha até aqui para ter suas escapadas amorosas longe do pai, que era um militar de disciplina rigorosa. Outros acreditam que Raquel sofria de crises de depressão, e vinha até o buraco para se esconder do resto do mundo nos momentos de transtorno. Há mais versões da lenda, que você com certeza vai conhecer se fizer o Ilhatour, o clássico passeio guiado que dá a volta na ilha.
A pedra e o museu ficam a cerca de 250 metros da parada de ônibus do Porto.