A alternativa ideal para uma pausa da agitada Barcelona. O Parc de La Ciutadella é o maior e mais antigo parque da cidade, e seus quase 18 hectares estão situados bem em meio a Barcelona (isso sem contar o Zoológico), tornando-o um espaço muito bem aproveitado por todos, faça calor ou frio. 

Além de uma área verde maravilhosamente cuidada, com árvores centenárias e um gramado impecável, a paisagem também é composta por alguns elementos históricos que dão um toque cultural a esse passeio descontraído. Uma cascata perto da entrada do parque é um dos principais elementos, construída pelos melhores escultores da época, o que significa a participação, ainda que singela, do gênio Gaudí, ela é simplesmente monumental. Caminhando pelo parque também é possível observar o Castelo dos Três Dragões, que atualmente funciona como Museu de Zoologia e foi construído para ser o restaurante da Exposição de 1888. Além de estufas e estátuas. 

A Exposição Universal de Barcelona (1888), aconteceu nessa cidade que, na época, era considerada a segunda mais importante da Espanha. A ideia era reunir os melhores dos melhores em construir edifícios, para uma amostra que chegou a receber milhões de pessoas. Os elementos que podemos ver hoje, alguns inclusive fora do parque, são consequência desse evento. Até mesmo a própria existência do parque que, antes da exposição, era o terreno da fortaleza da cidade e, para esse fato, 4.500 pessoas foram desalojadas de suas casas. 

E tudo isso em meio a época da depressão econômica. Ainda que envolvendo muitas polêmicas, como o abuso da mão de obra dos trabalhadores e o aumento dos preços da cidade, a exposição foi considerada um sucesso! Pelo menos, só o parque já um dos maiores presentes desse momento, reunindo, seja verão ou inverno, um número enorme de pessoas. Para descansar ao som dos artistas de rua, celebrar um aniversário, jogar ping-pong (não deixe de levar sua raquete), fazer exercício, o parque é a escolha de muita gente, até mesmo por sua localização ao leste do bairro gótico. 

Aberto das 10h às 22h30 todos os dias. Uma dica é que o chão do parque é inteirinho de areia/terra, então um sapato fechado pode ser o ideal. Leve uma canga, uma comidinha e se demore por aqui, uma vez de dia e outra de noite. E aproveite que, logo à sua frente, está o Arc do Triunf, construído para ser a entrada da exposição.