A Ponta da Air France tem esse nome justamente por marcar uma das extremidades meridionais da ilha, localizando-se no extremo norte, próxima ao Porto de Santo Antônio. É uma praia de contemplação, onde é possível admirar o encontro do Mar de Fora com o Mar de Dentro.

A praia também é ponto de partida para a Trilha do Morro São José, a única ilha secundária do arquipélago na qual a visitação é permitida, e onde se encontra uma linda piscina natural para banho e observação da vida marinha. 

Durante a maré baixa, os visitantes podem caminhar sobre um caminho de pedras até chegar ao Morro São José, em um percurso de aproximadamente 500 metros. É recomendado utilizar sapatilhas ou tênis para atravessar, já que as pedras são escorregadias e podem estar molhadas da água do mar. 

Uma opção mais interessante, no entanto, é fazer a travessia a nado em marés mais cheias, durante a qual se pode observar todas as criaturas marinhas que habitam a região. São os mesmos 500 metros da travessia a pé a partir da Ponta da Air France, portanto é importante levar nadadeiras e máscara de mergulho para facilitar o nado.

 

No Morro São José

 

Na ilhota, a piscina natural aberta ao mergulho se forma em uma fenda no chão, em meio às formações rochosas do morro, criando um cenário paradisíaco de água do mar azul-piscina transparente e molduras naturalmente esculpidas nas rochas. A piscina é apenas para banho, não há vida marinha ali para observação, mas é uma experiência deliciosa e deslumbrante. É recomendado — e no caso da travessia a nado, obrigatório — contratar o serviço de guia, que sai por volta de R$ 150.

O acesso ao Morro São José deve ser feito mediante agendamento prévio, e tem vagas limitadas de 16 pessoas por dia, configurando um dos mais concorridos atrativos do arquipélago. O programa dura cerca de duas horas.