Na Ponta das Caracas, piscinas naturais descansam em meio a grandes pedras. O banho é proibido devido à dificuldade de acesso em uma descida escarpada, mas a atração principal fica por conta do Mirante das Caracas. Daqui, é possível observar o choque entre os ventos do leste e do sul, revoltando a superfície do mar e crispando as ondas por cima de uma plataforma natural de rochas vulcânicas, sobre a qual se formam as piscinas. A imensidão do mar fica quase palpável do mirante, visto que a Ponta das Caracas é o trecho da ilha que mais se estende em direção ao Atlântico e de onde é possível ter noção do mar aberto com os pés em terra firme.
Viajantes adoram vir a este ponto para observar o pôr do sol, e a dica é visitar no fim da tarde. Ao cair da noite, desfrute do som da rebentação das ondas sob um céu estrelado ao caminhar de volta à saída do parque.
Para chegar à Ponta das Caracas, venha de carro (alugado ou táxi) até o começo da trilha e continue a pé. A estrada para a trilha se localiza pouco antes da Baía do Sueste, e é bem sinalizada. Evite este passeio em dias de chuva; o caminho é argiloso e até buggies e veículos 4×4 podem atolar na estrada.