A Praia do Atalaia guarda uma linda piscina natural, referida como aquário natural pelos guias do Parque Marinho e pelos locais. O acesso até esta praia é feito através de uma trilha, e, ao chegar, é permitido aos visitantes que façam o mergulho de flutuação nas piscinas. A vida marinha ali é riquíssima, e a piscina, que tem cerca de 60 centímetros de profundidade, mais parece um aquário, com vários peixes, moreias, polvos e tubarões.

Há duas trilhas diferentes para chegar até aqui: Atalaia curta e longa. A trilha curta parte da Vila do Trinta, e dura cerca de 45 minutos até a praia. Lá, os turistas são liberados para nadar por 30 minutos. Por motivos de preservação do ecossistema, não é permitido entrar nas piscinas naturais usando protetor solar ou outros cosméticos, portando paus de selfie ou hastes de câmera, nem usando pés de pato. O uso de coletes flutuadores e snorkel é obrigatório, e é proibido ficar em pé nas piscinas ou encostar nos corais depositados no chão do mar. Contando ida e volta, a trilha totaliza três quilômetros de caminhada, em parte sobre pedras, portanto recomenda-se que os andarilhos levem tênis apropriado e confortável. O retorno é pelo mesmo caminho, e desemboca de volta na Vila do Trinta.

 

A foto mostra pessoas fazendo mergulho de flutuação na piscina natural do Atalaiaaia

O snorkel é com certeza a melhor parte da Trilha do Atalaia. Foto: Assessoria Noronha/Antônio Melcop.

 

A Atalaia longa é na verdade a junção da Atalaia curta com a trilha Pontinha-Caieira, que é bem mais difícil, com trechos sobre pedras vulcânicas, mas também permite aos visitantes visitar e mergulhar em mais duas piscinas naturais, as da Pontinha e da Caieira. É necessário contratar guia para fazer esta trilha, por conta de sua dificuldade. A trilha longa começa também na Vila do Trinta, mas termina próximo ao Porto, portanto planeje seu transporte de acordo com o ponto final.

A trilha do Atalaia requer agendamento prévio junto ao ICMBio, e, por ser uma das mais queridas pelos viajantes, sugerimos utilizar o prazo máximo de antecedência de agendamento, de cinco dias, pois há vagas limitadas (96 por dia, divididas em 6 grupos de 16 pessoas por vez). 

Há ainda a opção de fazer a trilha sem banho no final, apenas para contemplação, caso as condições para banho estejam impróprias.