Sem dúvidas, o Promenade du Peyrou (A Caminhada Pedregosa, em português) é um dos melhores espaços da cidade para curtir uma tarde tranquila. Com uma área total de três hectares, a esplanada arborizada foi construída no ponto mais alto de Montpellier, 52 metros acima do nível do mar, garantindo uma das vistas mais esplêndidas da cidade e, ao longe, você ainda pode admirar o Pic Saint-Loup.

Promenade du Peyrou - estátuas

O amor domando a força é uma escultura de Jean-Antoine Injalbert que fica na entrada do Promenade du Peyrou (Foto: Reprodução/Fred Romero)

A entrada do Promenade du Peyrou é tão linda quanto o seu interior. Duas estatuas esculpidas por Jean-Antoine Injalbert ornamentam os portões desta bela praça. Conhecidas como “O amor domando a força” e “A força dominando o amor” estas obras mostram dois querubins montados em leões.

O ápice do parque fica a cargo da estátua equestre de Luís XIV, esculpida em 1692 por Pierre Mazeline e Simon Hurtrelle. Esta obra fica no centro da praça e mostra o Rei Sol sob um cavalo e com o braço estendido em direção à Espanha, simbolizando a influência do rei francês após a trégua da guerra franco-espanhola.

Promenade du Peyrou -  Luix XIV - Rei Sol

No meio da Promenade du Peyrou, a estátua equestre de Luís XIV exalta a sua influência após a guerra franco-espanhola (Foto: Reprodução/Jeremy Bezanger)

Já na extremidade sul do parque, você se depara com a torre d’água construída na forma hexagonal e decorada com colunas coríntias, elemento favorito da arquitetura romana. Similar a um templo antigo, o espaço era alimentado pelo aqueduto de Saint-Clément para distribuir água potável pela cidade.

Aproveite o entardecer para uma boa caminhada, mas, se preferir reservar o final de semana, é legal ir no domingo de manhã para conhecer o mercado de antiguidades e à noite para curtir o luau organizado pelos jovens da cidade.