Vida Noturna Berlim - Guia de Destinos
Vida Noturna Berlim
Foto: Divulgação.

Por: teste atualizado em 13/03/2025

Vida Noturna Berlim

Por Priscila Brisighello

 

Sobre a vida noturna em Berlim, vale começar com esse statement: a sua cena de techno foi considerada patrimônio imaterial da UNESCO. Isso significa que um club de techno tem proteção e reconhecimento devido à sua expressividade, tradição e relevância. Inclusive, esse decreto sinaliza também um dos primeiros movimentos ‘contemporâneos’ da cidade.

Ainda que o gênero tenha sido criado em Detroit, pelo movimento negro, a cidade de Berlim quebrou as fronteiras – ou o muro. Quer dizer, antes mesmo da queda do muro, a música techno servia para unificar os lados clandestinamente. Com a queda do muro, os lugares abandonados se tornaram palco para ainda mais techno. 

☞ pular para…

 

A VIDA NOTURNA EM BERLIM

Em Berlim, a festa não para: seja de dia, de noite ou até mesmo durante dias, como acontecem em baladas como Berghain en Sysyphos, que duram três dias e três noites, quase todos os finais de semana do ano. Ou então, em parques, festivais, portinhas discretas que levam a universos inteiros.

O nível de quantidade e qualidade é praticamente incomparável e vai do underground ao luxo. Em grande parte, tudo à luz de velas e podendo fumar do lado de dentro. E a base dessa pirâmide são os Spätis – lojas de conveniência que vendem cerveja de até € 1 (mais barato que a água) e alguns até oferecem banco para se sentar do lado de fora.

A sensação sobre a vida noturna em Berlim é que a cidade está de festa de segunda a segunda, o ano todo. Os bares cheios, espalhados pela cidade toda, e que convidam residentes e locais a se misturarem a qualquer momento. Dependendo do bar e da balada, vale até chegar cedo para garantir que vai ter lugar para sentar ou espaço lá dentro – e evitar ser mandado para ‘casa’.

Se vale uma dica: das 00h às 02h, é bom já estar dentro de alguma balada porque nessa janela a fila é grande e os espaços costumam estar mais lotados. Aliás, aqui está outra dica: confira o tipo de festa, se exige um traje específico e se vista de acordo – essa parte é praticamente inegociável. E não insista se a resposta for não.

No mais, muito se descobre no boca a boca sobre a vida noturna em Berlim, mas também vale acompanhar o site Resident Advisor e descobrir as festas espalhadas pela cidade, quantas pessoas vão e até comprar ingresso.

O QUE FAZER À NOITE EM BERLIM

Como dissemos, Berlim é uma cidade cuja vida noturna acontece dia sim e dia sim. Há para todos os gostos – desde estabelecimentos undergrounds localizados dentro de fábricas e usinas abandonadas até os mais hypados onde o céu da conta é o limite, inúmeros bares, muitas vezes com vistas para o Rio Spree, casas de shows e teatros, a exemplo do grandioso Friedrichstadt-Palast. Neste aspecto, para definir o que fazer à noite em Berlim, é importante primeiro entender qual o tipo de experiência que deseja vivenciar.

Para quem gosta de balada e de festas noite adentro, um lugar que precisa estar na lista de qualquer amante de techno é a Berghain, um dos clubes mais icônicos da cena underground e que está localizado dentro de uma usina elétrica desativada – cuja estética e estrutura, mesmo após as reformas, mantêm-se fiéis até hoje. Com 1 porão e 3 andares, cada espaço da Berghain tem a sua própria característica, transformando-se em ambientes únicos dentro de um mesmo local.

Outras casas noturnas para conhecer em Berlim são a Watergate, aos pés do Rio Spree e com vista ao Warschauer Brücke, Tresor, a primeira casa de techno na cidade e que fica numa antiga estação elétrica de três andares, e Tausend, uma das mais luxuosas da capital, embora esteja localizada embaixo de uma ponte por onde passam os trilhos do trem e do metrô. Aliás, importante avisar: o bar, que funciona até 04h00, está escondido atrás de uma porta sem identificação sob a estação de trem Friedrichstrasse – mas vale o esforço.

Além da vida noturna em Berlim dentro das baladas, há também uma série de bares tão surpreendentes quanto. Um exemplo é a Hofbräuhaus, uma cervejaria tradicional da Alemanha, mas cuja matriz está em Munique. É aqui que irá beber as famosas cervejas alemãs em seus canecos pesados de 1 litro. Já para quem quer ter uma experiência diferenciada em um dos melhores bares do mundo, a pedida é o Wax On ou Velvet. Mas vale a ressalva: o preço médio de cada coquetel é em torno de 10 euros mais as gorjetas.

 

Por fim, para quem prefere concertos, vale lembrar que a cultura de música clássica é bastante forte na Alemanha. Em Berlim, especificamente, há duas grandes orquestras: a Konzerthaus e a Philharmonie Berlin. Os valores dos ingressos variam de caso a caso, mas podem chegar a 3 dígitos de euros facilmente.

 

ONDE ACONTECE A VIDA NOTURNA EM BERLIM

Saber onde acontece a vida noturna em Berlim pode ser fundamental para quem deseja se dedicar a isto na viagem. Ainda que a cidade conte com uma bom sistema de transporte, estar hospedado perto dos estabelecimentos proporciona uma melhor experiência e comodidade.

Caso tenha preferência por baladas, a recomendação é que fique em bairros onde a vida noturna acontece, como Kreuzberg e Friedrichshain – inclusive, é aqui onde está o famoso Berghain. Já para quem prefere bares e pubs, Kreuzberg e Friedrichshain também atendem bem, porém é no Mitte onde estão o mais número de estabelecimentos, como o Hofbräuhaus.

Ainda que estes três bairros sejam os melhores para quem busca por vida noturna em Berlim, vale reforçar o que já falamos antes: a cidade vive em festa de segunda a segunda, o ano todo. Com isso, fique tranquilo caso já tenha reservado a sua estada, pois sempre haverá algum lugar especial em qualquer bairro da capital.

 

PRINCIPAIS RUDAS DA VIDA NOTURNA DE BERLIM

 

DICAS SOBRE A VIDA NOTURNA DE BERLIM

A vida noturna de Berlim é considerada por muitos como a melhor do mundo e não é por acaso que oferece uma lista longa e diversificada de opções para quem busca diversão à noite. Também não é por acaso que há inúmeras dicas – e curiosidades, por que não? – para quem quer aproveitar melhor esse lado tão conhecido da cidade.

A primeira delas é que, ainda que o techno domine as pistas de dança, a capital atende todos os gostos, indo do rock ao jazz. E caso você seja daqueles que “gosta um pouco de tudo”, saiba que está no lugar certo, pois é comum em Berlim ir “pulando” de um bar para outro até terminar a noite –  ou, quem sabe, ir muito além do amanhecer – em um de seus famosos clubs. Inclusive, não estranhe caso se depare com um lugar super escondido e sem letreiros ou placa, apenas com aglomeração de pessoas à frente. É muito mais comum do que se imagina.

Outra grande dica que já falamos, mas não custa repetir: uma das principais informações sobre a vida noturna de Berlim que se precisa ter é em relação aos horários. Das 00h às 02h, esteja já dentro de alguma balada, pois as filas neste períodos costumam ser grandes – e a chance de não conseguir entrar maior ainda. No entanto, ainda que a procura pelas baladas seja imensa na cidade, não desanime porque elas costumam valer a pena.

Por fim, três pontos essenciais para saber: (1) é extremamente comum fumar dentro dos estabelecimentos, (2) a entrada costuma ser gratuita nos bares e baladas e (3) algumas bebidas, como a cerveja, são muito baratas, custando a partir de 3 euros. Ou seja, tirando a questão do cigarro, que pode representar um grande incômodo para muitos, a vida noturna de Berlim oferece o melhor dos mundos: diversão a um ótimo custo x benefício. Mas vale a ressalva: leve dinheiro vivo, pois é possível que o local não aceite cartões.

DÚVIDAS SOBRE A VIDA NOTURNA DE BERLIM

Algumas dúvidas sobre a vida noturna de Berlim podem pairar na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Quais são as principais opções para curtir a vida noturna de Berlim?

Em Berlim, quando o assunto é vida noturna, a principal opção é, sem dúvida, os clubs de techno, como o famoso Berghain e Tresor, a primeira casa do estilo na cidade. Ainda, há inúmeros bares, que vão desde drinks requintados às tradicionais cervejerias alemãs, como a Hofbräuhaus. Já para quem prefere espetáculos e shows, Berlim também oferece muitas possibilidades. Uma pedida é o grandioso teatro Friedrichstadt-Palast.

2. Quanto custa a vida noturna de Berlim?

Sair à noite em Berlim não é caro. Na maioria dos casos, a vida noturna na cidade não cobra pela entrada e as bebidas, incluindo as alcoólicas, costumam ter ótimos preços. Para um happy hour, por exemplo, os Spätis, que nada mais são do que lojas de conveniência, vendem cerveja de até € 1. Já dentro dos bares e baladas, a cerveja pode custar em torno de 3. No entanto, é claro que há lugares mais refinados, como o Wax On, cujos drinks, que foram eleitos como um dos melhores do mundo, ultrapassam os 10 dólares.

3. Quais são os melhores bairros para aproveitar a vida noturna de Berlim?

Para baladas, os melhores bairros para aproveitar a vida noturna de Berlim são Kreuzberg e Friedrichshain; já para bares e pubs, o Mitte. Outras duas áreas famosas são a Schöneberg, principalmente na Winterfeldtplatz e região, local considerado reduto LGBTQIA+ de Berlim, e Prenzlauer Berg devido à Kollwitzplatz, uma praça cheia de restaurantes, bares e cafés.

4. Como se locomover à noite em Berlim?

Locomover-se em Berlim é fácil e o fato de ser à noite não torna a locomoção mais difícil. Além de ser uma cidade segura, propícia a andar a pé ou até mesmo de bicicleta, o transporte público da cidade funciona à noite toda e te levará para casa com segurança. Além disso, há também os aplicativos de mobilidade urbana, como a Uber, e táxis, que estão espalhados por toda Berlim.

5. Como se vestir para aproveitar a vida noturna de Berlim?

Diferente de muitas casas noturnas do Brasil, em Berlim, o famoso “menos é mais” funciona. Por exemplo, em um club de techno, cujo funcionamento vai muito além do amanhecer, investir no preto, além do conforto, pode funcionar muitíssimo bem. No entanto, é sempre importante pesquisar sobre o traje específico de uma festa, pois, se tiver, as regras de vestimenta costumam ser assunto sério.