Compras em Berlim - Guia de Destinos

Compras

O que vale a pena comprar? Quais as melhores rua de compras? Saiba tudo sobre fazer compras em Berlim, das melhores ruas, estabelecimentos até a melhor maneira de comprar. Do brechó a lojas de luxo, as possibilidades são muitas.

Por: Priscila Brisighello, Atualizado em 29/05/2024

Berlim não decepciona quem busca não somente turistar, como também fazer compras na cidade. Repleta de shoppings, galerias e lojas de rua, a capital é conhecida, principalmente, por sua cena de brechós e também pelas lojas de grife. Em uma cidade grande como Berlim, as opções de compras são inúmeras, espelhadas por todos os lugares – em outras palavras, vale já saber aonde deseja ir para aproveitar ao máximo.

As possibilidades são infinitas. A cidade é referência de moda alternativa, de brechós e mercados de pulgas, mas também representa no que diz respeito ao mais luxuoso. Ou seja, tem para todos os gostos e bolsos. Mas atenção ao fazer compras em Berlim, pois praticamente todos os estabelecimentos ficam fechados aos domingos, a nao ser pelos mercados de pulga, e alguns abrem tarde nas segundas-feiras – ou sequer abrem.

☞ pular para…

 

 

AS COMPRAS EM BERLIM

Assim como muitas das cidades cosmopolitas, Berlim também atrai os olhares dos turistas ávidos por compras. Há, inclusive, aqueles que consideram parte fundamental da viagem ir às ruas para gastar, independentemente com o quê. Neste quesito, a capital da Alemanha não deixa a desejar.

Embora seja conhecida por seus brechós e mercados de pulgas, Berlim oferece opções para todos os tipos de compras. Lojas de marcas de luxo conceituadas ou de estilistas e designers nacionais, livrarias, grandes centros de compras, feiras de rua e até mesmo estabelecimentos para comprar aquele souvenir para chamar de seu, opções são o que não faltam.

Neste aspecto, é quase impossível voltar para a casa sem levar nenhuma recordação “física” de Berlim. Se for possível dar uma sugestão, a nossa recomendação é que desbrave as inúmeras lojas conceituais e únicas da cidade. Deixe para comprar marcas já renomadas em outras viagens e use seu dinheiro naquilo que Berlim pode lhe oferecer de melhor: autenticidade.

 

O QUE COMPRAR EM BERLIM

Há muito para se comprar em Berlim. Produtos de marcas alemãs conhecidas, como Adidas e Nivea, cervejas típicas, como Paulaner – ainda que sua sede seja em Munique, chocolates na Fassbender & Rausch, roupas e acessórios (de ‘primeira’ ou segunda mão), antiguidades, decoração, livros, discos de vinil… Como já falamos, opções realmente não faltam na hora de ir às compras na cidade.

Uma dica: ao comprar em Berlim, prefira àquilo que a capital pode lhe oferecer de único e especial. Isto é, aquele produto que dificilmente encontraria em outro lugar – ou talvez nas mesmas condições de compra. Ainda que a cidade seja recheada de lojas típicas em todos os lugares do mundo ou grande franquias, ela conta com uma infinidade de artistas típicos da Alemanha com suas próprias marcas e linhas de produtos. Aqui, com certeza, vale a pena investir o seu dinheiro para levar uma lembrança para a casa.

10 MARCAS PARA COMPRAR EM BERLIM

Algumas marcas alemãs, mesmo já sendo conceituadas e possíveis de serem encontradas em qualquer outro canto do mundo, valem a pena serem compradas em Berlim. Veja abaixo quais são:

1. Adidas

De origem alemã, Adidas dispensa quaisquer apresentações. Em Berlim, a marca consta com duas lojas principais: a Originals Flagship Store Berlin, localizada no bairro Mitte, e a adidas Flagship Store Berlinx, que fica em Charlottenburg (Berlim Ocidental). Enquanto a primeira tem um andar todo dedicado aos Adidas originais e retrôs, a segunda dá maior destaque às novidades da marca.

2. Birkenstock

Impossível encontrar um alemão que não tenha uma sandália Birkenstock para chamar de sua. O sapato que é febre no país conta com várias lojas físicas espalhadas por Berlim – e uma delas fica pertinho da Alexanderplatz. Ou seja, vale a pena passar por lá depois de turistar pelo centro da cidade e levar de lembrança para a casa um dos produtos favoritos da Alemanha.

3. Nivea

Em qualquer lugar do mundo, é possível encontrar um produto da Nivea; no entanto, por que não voltar para casa com um produto alemão direto da Alemanha? Em Berlim, ainda que a marca esteja pelos quatro cantos da cidade, principalmente em farmácias como DM e Rossmann, uma parada quase que obrigatória para quem é fã é a Nivea Haus, uma loja exclusiva da Nivea.

4. Playmobil

Se existe uma marca nostálgica, ela é, com certeza, a Playmobil. Fundada na Alemanha em 1974, a empresa conta com lojas físicas na maioria das cidades do país – e Berlim é uma delas. Aqui, uma dica: se quiser levar uma lembrança bem típica, a nossa recomendação é que visita a loja, que está localizada dentro do Mall of Berlim.

5. Paulaner

Uma lista de marcas para comprar em Berlim não poderia deixar de fora a cerveja, a bebida mais consumida da Alemanha. Dentre as opções que existem, uma das mais populares é a Paulaner, que, embora não seja tipicamente berlinense, conta com um espaço na cidade: a Paulaner Wirtshaus Berlin Potsdamer Platz.

6. Puma

Assim como Adidas, Puma também está presente em Berlim. Com uma flagship store localizada próxima a Alexanderplatz, o estabelecimento é parada obrigatória para quem é fã da marca.

7. RIMOWA

Wish list de muitos viajantes, a RIMOWA é uma marca alemã que também está presente em Berlim. Para adquirir uma de suas icônicas malas diretamente do seu país de origem, a recomendação é que vá na KaDeWe, considerada a segunda maior loja de departamentos da Europa. Vale lembrar que, atualmente, a garantia das malas RIMOWA é vitalícia e ilimitada, inclusive para os danos causados pelo transporte, como pode acontecer ao despachar sua bagagem.

8. Ritter Sport

Sem dúvidas, Ritter Sport é uma das marcas alemãs mais conhecidas quando o assunto é chocolate e biscoitos. Em Berlim, há uma loja física que vale a visita, principalmente para os chocólatras. Lá, além de comprar os produtos da marca, é possível ainda tomar um café, comer uma sobremesa e garantir as lembranças para quem ficou no Brasil.

9. Schwarzkopf

Mesmo com o euro salgado, uma das marcas que vale a pena comprar em Berlim é Schwarzkopf de cosméticos. Bastante populares na Alemanha, os seus produtos são fáceis de serem encontrados em quaiquer mercados e farmácias. No entanto, lembre-se: caso não vá despachar a sua bagagem na hora de voltar ao Brasil, há uma limitação de ml permitida para ir a bordo. Não se esqueça disso na hora de ir às compras!

10. Sternburg

Por fim, para encerrar a lista de 10 marcas para comprar em Berlim, nada mais justo que outra cerveja. No caso, é a Sternburg, que, embora sua qualidade não esteja às alturas de uma Paulaner – importante avisar, é extremamente popular na cidade – além de barata. Para ter, então, uma típica experiência berlinense, não deixe de consumir, nem que seja só por um dia, uma das marcas de cerveja mais em conta de toda a Alemanha.

ONDE FAZER COMPRAS EM BERLIM

Quando for às compras em Berlim, saber de antemão aonde ir é de enorme valor, visto que a cidade conta com inúmeras lojas e a chance de gastar mais tempo do que deveria – e tem – é grande. Então, tenha em mãos os endereços desejados e foque em potencializar a sua experiência para que as múltiplas possibilidades não se tornem um fardo.

Um dos principais lugares e que está muito bem localizado é a Alexanderplatz e seus arredores. Com a Galeria Kaufhof, shopping center Alexa, Saturn, Media Markt e uma filial da Primark, além de galerias de compras, como RathausPassagen, a região é bastante completa, o que facilita para aqueles que desejam otimizar as compras em Berlim.

A 700 metros de distância, encontra-se o Hackescher Markt, região moderna e descolada com lojas de estilistas locais, marcas internacionais e galerias de arte. A maior concentração de estabelecimentos fica nas ruas Neue Schönhauser Strasse, Alte Schönhauser Strasse, Weinmeisterstrasse e Münzstrasse.

Outras duas regiões bastante interessantes para comprar em Berlim são a Potsdamer Platz, com destaque para o LP12 – Mall of Berlin, o maior shopping center da cidade com 270 estabelecimentos comerciais, e Boxhagener Platz. Aqui, é a pedida ideal para quem gosta de produtos mais criativos e únicos, difíceis de serem encontrados em quaisquer lugares.

LOJAS DE DEPARTAMENTO E SHOPPINGS EM BERLIM

Há algumas lojas de departamento que são quase que pontos turísticos em Berlim. Dentre elas, as que, com certeza, merecem visita são a Kaufhaus des Westens – mais conhecida como KaDeWe, a Karstadt e a Galeria Kaufhof. Outra que merece destaque, mas está prestes a fechar as portas, é a Galeries Lafayette.

Inaugurada em 1907, a KaDeWe é, atualmente, a segunda maior loja de departamentos da Europa e conta com sete andares. É o principal ponto de compras de Berlim para quem deseja focar em grandes grifes, principalmente de luxo, tais como Dior, Chanel e RIMOWA, e em cosméticos. A indicação é que vá pelo período da manhã e aproveite para almoçar no seu sexto ou no sétimo andar, onde há ótimas opções de alimentação.

Já a Karstadt e a Galeria Kaufhof são lojas de departamento que se encontram, com facilidade, em quase todas as cidades alemãs. Enquanto a primeira está mais focada em acessórios esportivos, onde é possível comprar camisetas de times de futebol, por exemplo, a segunda é um pouco mais diversa, ainda que encontre também itens esportivos.

Já no que diz respeitos aos shoppings de Berlim, a cidade também conta com boas opções para fazer compras. Dentre elas, o LP12 – Mall of Berlin, o maior shopping center da cidade com 270 estabelecimentos comerciais distribuídos em quatro andares, o Alexa Shopping Center, que está localizado na Alexanderplatz, e o Shopping Potsdamer Platz Arkaden. Aqui, você pode visitar a conhecida TK MAXX, loja de ponta de estoque e um dos melhores lugares para comprar roupas e acessórios baratos em Berlim.

BRÉCHOS E MERCADOS DE PULGAS EM BERLIM

Falar sobre compras em Berlim e não falar de seus brechós e mercados de pulgas é falar pela metade. A capital da Alemanha é referência no quesito second hand e antiguidades – não à toa, há inúmeros estabelecimentos e lugares dedicados a este mundo tão importante para a sustentabilidade do consumo.

Para brechó, opte por se aventurar pelas populares HUMANA Secondhand & Vintage e Pick’nWeight – Vintage Kilo Store, que vende no conceito por quilo – isto é, paga-se um valor fixo por quilo de roupa que está levando. Ambas contam com mais de uma unidade em Berlim. Ainda, para uma experiência mais única, visite a YUMMY Vintage, Lena’s lovely vintage, SALT BERLIN e a Sing Blackbird, que, além de loja, é também uma ótima cafeteria.

Já no que diz respeito aos mercados de pulgas, alguns são pontos obrigatórios para quem ama antiguidades. Se você é um deles, então anote estes lugares: Mauerpark Flohmarkt, Boxhagener Platz e Treptow Arena´s. A maioria funciona aos domingos – o que se torna um ótimo passeio para este dia, já que quase tudo fecha em Berlim. Para saber mais sobre os mercado de pulgas (Flohmarkt), clique aqui.

SUPERMERCADOS EM BERLIM

Ir aos supermercados é, para muitos, parte essencial da viagem. Afinal, é conhecendo a gastronomia da cidade que se entende, por muitas vezes, a cultura local. Então, nada melhor do que bater perna pelas gôndolas para sentir, inclusive no paladar, como aquele lugar vive.

Em Berlim, há inúmeras possibilidades. A principal rede da Alemanha é a EDEKA, que conta com uma unidade dentro do Alexa Shopping Center. Além dela, outras ótimas opções são REWE, cujas lojas costumam estar abertas aos domingos, Lidl e Aldi, que é a mais popular entre os alemães. Já para produtos orgânicos e biológicos, vá ao BIO COMPANY; para uma experiência mais gourmet e refinada, Goldhahn und Sampson.

Caso não leve sua própria sacola, saiba que há uma cobrança por cada saco plástico ou de papel utilizado. Além disso, no país, não há empacotadores, então você será o responsável por colocar a sua compra dentro de suas sacolas ou caixas.

FARMÁCIAS EM BERLIM

Assim como os supermercados, as farmácias também podem fazer parte da lista do que ver em uma cidade. Por muitas vezes oferecer cosméticos e perfumes a um ótimo preço, torna-se opção para quem quer fazer compras – e, em Berlim, não seria diferente.

Nas farmácias, você pode encontrar, além de remédios, claro, produtos das marcas Nivea e Schwarzkopf, mas até comidas para cachorror, produtos de limpeza em geral, brinquedos, papelaria, comidas e – acredite – eletrodomésticos. Ou seja, diferente do Brasil, as farmácias asselhem-se mais a mini-mercados, onde há de tudo – ou quase.

Em Berlim, os principais nomes são a Rossmann, que tem miliares de filiais em toda o país, sendo a campeã de vendas, e a DM, que conta com unidade na Alexanderplatz. Há, também, a Müller, porém um pouco mais difícil de ser encontrada pela cidade.

FEIRAS DE NATAL EM BERLIM (Weihnachtsmärkte)

Quem visita Berlim em dezembro tem a possibilidade de conhecer uma das épocas mais especiais da cidade: as Weihnachtsmärkte, que nada mais são do que as feiras de Natal. Tradicionais por toda a Alemanha, os mercados dominam várias praças públicas e contam com várias barraquinhas que vendem comidas, bebidas e oportunidades de compras. Tudo muito temático – e fofo.

Dentre os mercados de Natal de Berlim, um que se destaca é o que fica na praça Gendarmenmarkt, onde há uma linda árvore de natal e um palco com apresentações de coro ao vivo. Junto a esse, outro que merece atenção é o que fica na para Alexanderplatz, situado sob a Berliner Fernsehturm. Aqui, além da grande pirâmide de Natal, há pista de gelo ao ar livre, um parque de diversões e uma casa de festas do Papai Noel.

Outros que merecem a visita: a Berliner Weihnachtszeit at the Rotes Rathaus, que acontece em frente à prefeitura, a Weihnachtsmarkt Schloss Charlottenburg, considerada a que possui um dos cenários mais lindos, já que fica à sombra do palácio Schloss Charlottenburg, e a Lucia Weihnachtsmarkt in der Kulturbrauerei. Essa, vale dizer, é recomendação mais que certeira para aqueles que buscam um evento diferente, pois se trata de um mercado de Natal nórdico e acontece em uma antiga cervejaria.

Em todos os mercados de Natal de Berlim, há opções de compras, que se tornam ótimas opções para levar uma lembrancinha bem típica para casa. Ainda, o acesso é gratuito, o que significa que, caso não seja uma pretensão gastar, nada te impede flanar por entre as barraquinhas e se aventurar pelo clima natalina que contamina a cidade.

PRINCIPAIS RUAS DE COMPRAS EM BERLIM

Das principais ruas de Berlim, algumas se destacam no quesito compras. Dentre elas, a Friedrichstraße, onde há uma vasta gama de lojas de roupas, sapatos, acessórios, jóias, drogarias e artigos variados, e a Kurfürstendamm (Kudamm), conhecida como a Champs Elysées de Berlim. Reduto de compras de luxo, incluindo lojas de grife, tais como Prada, Louis Vuitton e Rolex, a avenida conta também com shoppings menores, a exemplo do Bikini Berlin e Europa Center. Bem próxima a ela, está a loja de departamentos KaDeWe.

Outra rua bastante interessante é a Schloßstraße, principal área para fazer compras na região de Steglitz. Por lá, há não somente lojas de rua e filiais de grandes redes, como também quatro shopping centers: Boulevard Berlin, Das Schloss, Schloss-Strassen-Center e Forum Steglitz. Já para comprar – e passear – em um dos bairros mais bonitos de Berlim, o distrito ao redor da Akazienstraße é possivelmente o lugar certo para ir.

DICAS SOBRE COMPRAS EM BERLIM

Antes de irmos às dicas sobre compras em Berlim, uma das principais informações que precisa ter em mente é que praticamente todas as lojas, inclusive as de departamente, encontram-se fechadas aos domingos. Com uma exceção aqui e outra acolá, é extremamente importante se planejar para não dar de cara com as portas fechadas.

Outras duas dicas relevantes: atente-se às restrições no transporte de líquidos, principalmente se não for despachar a mala, e aos alimentos permitidos de interesse agropecuário. Em regra geral, na bagagem de mão, a capacidade máxima é de 1 litro e todos os líquidos, inclusive em gel, pasta, creme ou similares, devem estar em frascos de até 100 ml. Já no caso dos alimentos, eles precisam estar em suas embalagens originais e conter as informações técnicas de validade, além de selos sanitários. No caso de derivados de animais, como queijos e embutidos, é importante que o produto seja embalado a vacuo.

Por fim, atenção à cota de isenção! Para não ser taxado na alfândega, as suas compras em Berlim não podem ultrapassar o valor de mil dólares e, caso ultrapasse, é necessário preencher a Declaração Eletrônica de Bens do Viajante, a e-DBV, para recolher o imposto. Do contrário, se for fiscalizado, vai arcar, além dos valores devidos, uma multa de 50% em relação ao valor excedente.

TAX FREE EM BERLIM

Uma das principais dicas de compras – e de economia, principalmente – é a respeito do Tax free. Para quem não sabe, a Europa devolve uma porcentagem do IVA em relação aos bens de consumo, excluindo hospedagens, restaurantes e serviços, devendo a restituição ser solicitada no último país que passar na União Europeia. No entanto, este benefício é válido somente para quem mora fora do continente e não está disponível em todas as lojas.

Na Alemanha, o imposto é de 19%, mas a devolução máxima é de até 13%. Além disso, o valor mínimo de compra em um estabelecimento para poder ter direito ao Tax Free é de 50 euros. Para garantir o seu benefício, é necessário conferir se a loja é participante do programa e apresentar seu passaporte no momento do pagamento para que uma espécie de nota fiscal seja preenchida com seus dados. Guarde-as.

Ao sair da União Europeia, vá até o quiosque do Tax Free ou procure se há algum totem de autoatendimento no aeroporto. Se o país de saída for a Alemanha, basta se dirigir à área chamada Zoll, cujo logo é azul, ou procure algum guichê com a informação “Global Refunds”. Lá, você deverá apresentar todos os formulários, bem como os comprovantes de compra.

Uma dica importante: é possível que o agente peça para que mostre os produtos comprados. Por isso, esteja com tudo o que comprar de forma fácil. Ainda, vá ao aeroporto com bastante antecedência, pois o processo de restituição do imposto pode ser bastante demorado.

DÚVIDAS SOBRE COMPRAS EM BERLIM

Algumas dúvidas sobre comprar em Berlim podem pairar na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Como economizar ao fazer compras em Berlim?

Para economizar ao fazer compras em Berlim, uma das melhores dicas é procurar lojas que sejam participantes do programa Tax Free e concentrar suas compras nelas, já que poderá solicitar a restituição de parte dos impostos pagos. Ainda, fique atento ao fundo das lojas ou aos demais andares, caso tenha mais de um andar, para encontrar os cabides ou balcões com promoções.

2. Onde comprar barato em Berlim?

Para comprar barato em Berlim, principalmente roupas de marca, sapatos, acessórios e até itens de casa, a pedida é a TK MAXX, loja de ponta de estoque. Já para cosméticos, perfumes, produtos de higiene e afins, opte pelas drogarias DM e Rossmann. Por fim, no quesito supermercado, escolha as redes Lidl ou Aldi.

3. Onde comprar artigos de luxo em Berlim?

Para comprar artigos de luxo em Berlim, os principais lugares são a avenida Kurfürstendamm, conhecida como a Champs Elysées de Berlim, além de seus arredores, a rua Friedrichstraße e a loja Andreas Murkudis, onde encontrará roupas, sapatos, cosméticos, acessórios e itens de decoração de diversas marcas sofisticadas.

4. Onde comprar lembrancinhas e souvenirs em Berlim?

Para comprar lembrancinhas e souvenirs em Berlim, dois endereços são certeiros: a avenida Unter den Linden e a praça Alexanderplatz. No entanto, vale lembrar que a capital da Alemanha está repleta de pontos turísticos e, ao seu redor, sempre haverá algum lugar para comprar algo que te fará recordar da sua viagem ao voltar para o Brasil.

5. Vale a pena comprar eletrônicos em Berlim?

Apesar da Alemanha não ser o paraíso para compra de eletrônicos, ainda é possível comprar eletrônicos pagando bem mais barato do que no Brasil. As duas principais redes do ramo são Saturn e MediaMarkt, ambos localizados aos arredores da Alexanderplatz.