Dicas Gerais em Berlim

Dicas Gerais

Fique por dentro das melhores dicas de Berlim. Desde reembolso por garrafa de plástico até entradas grátis no museus, nessa página compilamos as dicas de ouro que vão deixar sua viagem ainda mais especial.

Por: Carolina Varella

Quanto mais tempo você está em Berlim, mais percebe as manjadas locais. De ‘burlar’ o sistema de transporte até receber dinheiro pelas suas garrafas de vidro e plástico, existem informações e curiosidades que facilitam muito a vida de qualquer turista. Por isso, nessa matéria, compilamos as dicas de Berlim que vão garantir que a sua visita a essa cidade imensa seja mais fluída desde o começo.

☞ pular para…

DICAS SOBRE TRANSPORTE DE BERLIM

A Alemanha é referência no que diz respeito à organização e, não à toa, possui um sistema de transporte ímpar. No entanto, vale a pena levar algumas dicas em consideração antes de começar a se perder por aí.

VALE PEGAR UMA BIKE OU UM PATINETE ELÉTRICO

Ainda que a malha de transporte público seja enorme, a locomoção é demorada – a não ser para quem está de bicicleta ou patinete elétrico. Não é difícil imaginar uma situação em que o transporte demoraria 30 minutos, enquanto de bicicleta você chegaria, no mesmo lugar, em 10.

Aliás, os aplicativos têm bicicletas e patinetes elétricos espalhados por quase toda a capital e o sistema de ciclofaixa acompanha os quatro cantos de Berlim. Por isso, não hesite em alugar: a cidade é plana, a ciclofaixa garante muito conforto e todos estão acostumados com o vai e vem dos ciclistas. É realmente bem tranquilo.

APLICATIVO BVG

Em tradução, a BVG é a Companhia de Transportes Berlinense. Isto é, a empresa que gere os ônibus, bondes, trens e o metro de Berlim.

Ao baixar o aplicativo, você consegue comprar tickets online e, além disso, orientar-se em relação ao trajetos e modais. Aliás, entre as dicas de Berlim, essa é daquelas boas para ter antes mesmo de começar a viagem.

 

RECICLAGEM EM BERLIM

Assim como o sistema de transporte, o sistema de reciclagem é ótimo e, por sua vez, bastante complexo. Ainda assim, é importante aprender sobre esses sistemas, mesmo que para uma visita rápida, por respeito às normas e para não perder dinheiro à toa.

reciclagem berlim

RECICLAGEM

Reciclagem é assunto sério em Berlim. Ainda que não esteja acostumado no seu dia a dia, é importante respeitar este costume da cidade, inclusive para não receber bronca de um local. Abaixo, segue o compilado das cores que precisa saber ao destinar o seu lixo:

  • Saco Amarelo (Gelber Sack): Para plásticos e embalagens.
  • Lata Azul (Blaue Tonne): Para papel e papelão.
  • Lata Verde (Grüne Tonne): Para resíduos orgânicos e restos de comida.
  • Lata Marrom (Braune Tonne): Para resíduos de jardim e compostagem.
  • Lata Cinza (Graue Tonne): Para resíduos residuais ou não recicláveis.
  • Recipiente de Vidro (Altglascontainer): Para vidro, que pode ser transparente ou colorido.
GARRAFAS DE VIDRO NO CHÃO

Para manter a cidade limpa, existem lixos comuns, normalmente de cor laranja, espalhados pela cidade toda. Além disso, você também consegue encontrar lixos maiores que se dividem entre plástico, papel, bio e outros, mas ficam normalmente dentro dos prédios e estabelecimentos.

Nesses lixos recicláveis, é possível descartar sua garrafa de vidro, por exemplo. No entanto, se não os encontrar, coloque a sua garrafa no chão, próximo ao lixo comum, uma vez que somente pode descartá-la no lixo específico – e que ainda se divide entre vidro colorido e transparente.

PFAND (reembolso de garrafas)

Na Alemanha, na compra de garrafas de plástico e vidro, há uma sobretaxa chamada Pfand. Às vezes, ela só calculada na hora do pagamento – não se assuste, portanto, com os valores diferentes. A boa notícia é que ela pode ser ressarcida posteriormente.

Para o reembolso de garrafas, guarde-as vazias e se dirija a qualquer supermercado. Aqui, você irá inseri-las em uma máquina e receber um papel com o valor do reembolso total – será € 0,25  por garrafas de plástico e € 0,08 por garrafas de vidro. Por fim, é só sacar o valor no caixa.

 

HORÁRIOS DOS ESTABELECIMENTOS DE BERLIM

O horário comercial de Berlim não é muito amplo. A maioria das lojas abre das 10h00 às 20h00, de segunda a quinta, ampliando um pouco mais o horário às sextas e aos sábados. Já em relação aos museus, a maioria funciona das 10h00 às 18h00, sendo que, nas quintas, o funcionamento pode se estender até às 20h00 ou 22h00. Mas atenção! Ao planejar sua viagem, saiba que é provável que estejam com portas fechadas nas segundas-feiras.

Além disso, outra dica fundamental: aos domingos, tudo fecha. A não ser por alguns restaurantes, mercados de pulga e museus, nada funciona em Berlim. Ou seja, não considere este dia como mais um normal de viagem porque não será. Inclusive, uma ótima dica sobre Berlim: planeje-se para conhecer os museus no domingo, visto que são um dos poucos lugares abertos.

 

 

DICAS SOBRE MUSEUS DE BERLIM

Antes de começarmos com as dicas sobre os museus de Berlim, um aviso importante: o Museu Pergamon, conhecido por sua impressionante coleção de antiguidades, passará por uma renovação que pode durar até 2037. Ou seja, se seus planos é visitar Berlim antes disso, saiba que encontrará ele fechado.

Dito isto, vamos às dicas: em Berlim, há o “dia do museu”. Por um dia ao ano, mais de 70 museus e 700 atrações espalhados pela cidade funcionam por 24 horas – em 2024, esse dia acontecerá em 24 de agosto. Além disso, há o Museumssonntag ou “domingo do museu”. Para quem quer conhecer os museus de Berlim e, ainda, economizar, programe-se para visitá-los no primeiro domingo do mês, pois eles contam com acesso gratuito.

PASSAPORTES PARA MUSEUS DE BERLIM

Uma das dicas de Berlim, principalmente pra quem quer economizar ao visitar os museus, é sobre os passaportes, em que você paga um valor fixo e pode visitar os museus listados, com desconto no ingresso, dentro de um período de horas. Dentre eles, o mais famoso é o Berlin Welcome Card, que garante descontos de 25% a 50% em mais de 180 atrações da cidade, incluindo ou não transporte público.

Outra opção é o Museum Pass Berlin, que oferece entrada para mais de 30 atrações, incluindo a Ilha dos Museus. Inclusive, para este caso, é preferível ter em mãos o combo de três dias do Museum Pass Berlin se estiver hospedado no centro da cidade. Além dele, há, também, o Berlin Welcome Card Museum Island, que permite a entrada em todas as atrações da Ilha dos Museus e inclui transporte público na cidade por 72h.


DICAS SOBRE EVENTOS E VIDA NOTURNA EM BERLIM

A cidade de Berlim é palco para eventos o ano todo e a sensação é de ficar até perdido com tamanha oferta, sem saber direito o que fazer. Pensando nisso, foram criadas duas patlaformas super atualizadas para manter o local e o turista por dentro do que está rolando. Os demais eventos, você descobre no boca a boca ou até nos pôsteres colados pela cidade.

Para acompanhar os eventos que acontecem na cidade, notícias e até comprar tickets, vale acessar dois sites principais:

Já em relação à vida noturna de Berlim, há algumas dicas interessantes para saber. Dentre elas, é o fato dos lugares conhecidos lotarem rápido, portanto reserve ou chegue cedo se não quiser ficar de fora. Aliás, se o plano é ir para um Club, evite ir entre 00h e 02h porque é bem mais difícil de entrar durante essa janela.

Ainda, preste atenção nas informações abaixo se não quiser entrar em uma balada ou bar com o pé esquerdo:

1. Vestimenta: simplesmente, respeite a vestimenta exigida. Mesmo que esteja frio, é possível, por exemplo, levar uma mala e se trocar dentro da balada.

Não são todas as baladas que exigem um traje específico, mas vale ressaltar algumas que sim.

  • Sysyphos: praticamente tudo pode, menos all black
  • Berghain: modo dark, coloque suas roupas mais escuras – e descoladas

2. Filas: se você está na fila, evite falar alto e ficar muito no telefone. O não pode vir sem uma justificativa ‘plausível’, simplesmente porque você estava causando de alguma maneira. Isto é, melhor evitar.

3. No photos: algumas baladas vão pedir para você colocar um sticker na câmera do telefone. É a regra, então apenas aceite e siga respeitando, mesmo do lado de dentro. É parte de uma cultura: no photos, enjoy!

 

 

DICAS SOBRE DINHEIRO EM BERLIM

Por fim, dicas sobre dinheiro em Berlim – que, aliás, é uma das mais importantes. Praticamente, todos os estabelecimentos da cidade só aceitam dinheiro. Por isso, certifique-se de estar sempre com dinheiro para pagar pelos serviços e ainda incluir os 10% de gorjeta.