O que fazer em Berlim - Guia de Destinos

O que fazer

O que fazer em Berlim? Listamos aqui as atrações mais imperdíveis da cidade. Mas mais do que bater ponto, a cidade convida a frequentar seus cafés, parques, comer aqui e ali, e simplesmente viver o ritmo berlinense.

Por: Gabriella Pawlowski, Atualizado em 29/05/2024

Berlim, uma cidade rica em história e cultura, oferece uma infinidade de atividades para seus visitantes. Desde os pontos turísticos históricos até a vibrante cena artística e gastronômica, há algo para todos os gostos e interesses.

Pensando nisso, a Travel compilou informações importantes para te auxiliar na seleção das suas atividades, experiências, mas também, criou uma lista das melhores atrações em Berlim. Para conferir todas elas, continue rolando a nossa página.

O que fazer em Berlim, Mauerpark.

O Mauerpark é um mercado de pulgas e karaokê que acontece todos os domingos. (Foto:Visit Berlin)

☞ pular para…

 

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS EM BERLIM

Para começar, os principais pontos turísticos históricos como o Portão de Brandemburgo, a Berliner Dom, o Reichstage o Memorial do Holocausto são imperdíveis. Eles não só proporcionam uma visão fascinante da história da Alemanha, mas também da arquitetura de Berlim.

o que fazer em Berlim.

Memorial do Holocausto. (Foto: DW)

Além disso, a cidade é conhecida por seus museus de classe mundial. A Ilha dos Museus, o Museu Judaico e o Checkpoint Charlie são apenas alguns exemplos. Aliás, não se pode esquecer também da arte urbana, especialmente o Muro de Berlim e a East Side Gallery, onde murais inspiradores contam histórias de esperança em dias melhores.

Inclusive, para os amantes da natureza, os parques e jardins são verdadeiros tesouros escondidos. O Parque Tiergarten, o Jardim Botânico e o Viktoriapark são locais ideais para relaxar, fazer piqueniques, apreciar a natureza ou se exercitar.

Por fim, para quem busca experiências culturais, Berlim também é lar de uma cena musical e artística vibrante. Desde óperas na Staatsoper Unter den Linden até concertos na Berliner Philharmonie.

PRINCIPAIS PRAÇAS E RUAS EM BERLIM

Praças e ruas são, sim, pontos extremamente importantes e estratégicos em uma cidade! Saber se orientar entre as principais é uma carta na manga.  Isso porque muitas paradas de transportes se encontram nelas. Assim como, lojas, farmácias, supermercados e casas de câmbio.

Alexanderplatz: Além da famosa Torre de Televisão de Berlim (Fernsehturm), a praça abriga o Relógio Mundial(Weltzeituhr), uma escultura que mostra a hora em diferentes cidades ao redor do mundo. É uma área movimentada, com muitas lojas, restaurantes, um grande shopping center e é um importante nó de transporte público, com conexões para várias partes da cidade por meio de trens, metrôs e bondes.

Potsdamer Platz: Esta área passou por uma transformação significativa após a reunificação alemã e é agora um símbolo da modernidade de Berlim. Repleta de arranha-céus impressionantes, é o lar de escritórios corporativos, cinemas, teatros, restaurantes e o complexo de entretenimento Sony Center. É uma das áreas mais movimentadas da cidade, especialmente à noite.

Unter den Linden: É uma das ruas mais emblemáticas de Berlim e conhecida por sua elegância e importância histórica. Ela atravessa vários pontos turísticos importantes, como a Universidade Humboldt, o Museu Histórico Alemão (Zeughaus) e a Porta de Brandemburgo. A avenida é arborizada e tem muitas lojas sofisticadas, cafés e restaurantes.

Kurfürstendamm: Esta avenida é o coração comercial e de entretenimento de Berlim Ocidental. É conhecida por suas lojas de grife, incluindo a famosa loja de departamentos KaDeWe (Kaufhaus des Westens), boutiques de moda, galerias de arte, cafés elegantes e hotéis luxuosos. Além disso, ela também tem uma história cultural rica, com teatros e cinemas.

Gendarmenmarkt: É considerada uma das praças mais bonitas de Berlim devido à sua arquitetura impressionante. Ela é cercada pela Ópera Estatal (Staatsoper Unter den Linden), pela Catedral Francesa (Französischer Dom) e pelaCatedral Alemã (Deutscher Dom). No centro dela, há uma estátua do famoso poeta Friedrich Schiller. A Gendarmenmarkt é um local popular para eventos culturais, concertos ao ar livre e mercados de Natal.

Quer saber mais sobre esses lugares? Confira as nossas páginas de compras e vida noturna em Berlim.

DICAS SOBRE O QUE FAZER EM BERLIM

Vamos ser sinceros, pesquisar sobre um novo destino é divertido. Porém, às vezes a tarefa pode se tornar um pouco repetitiva e cansativa com o passar dos dias. No entanto, não há nada mais satisfatório do que se deparar com dicas úteis e objetivas que podem simplificar muito a sua viagem. Pensando em facilitar todo processo para você, a Travel compilou algumas dicas sobre o que fazer em Berlim.

o que fazer em berlim.

Os passeios de barco pelo Rio Spree são bem populares durante o verão. (Foto: Get Your Guide)

Primeiramente, leve em consideração as estações do ano. Para quem gosta de calor, a dica é viajar entre junho e agosto. Durante esses meses, os  passeios ao ar livre são uma ótima pedida, como piqueniques em parques e passeios de barco pelo Rio Spree. Além disso, muitas festas típicas e festivais musicais acontecem nessa época do ano quando a temperatura começa a subir. Aliás, para saber mais sobre as festividades em Berlim, confira a nossa página.

Em contrapartida, se você gosta de frio e quer ver neve, o ideal é ir entre dezembro e março. Aproveite para focar em bate e voltas a cidades próximas, museus, galerias, e as imperdíveis, feiras natalinas!

Outra dica é: não foque em visitar apenas atrações turísticas. Em uma cidade tão diversificada e animada como Berlim, é interessante misturar a sua estadia com experiências. Por exemplo, tours gastronômicos para provar novos sabores. Assim como, festividades típicas alemãs, cursos curtos de fotografia, de grafite e city tours de bicicleta guiados por locais, que são repleto de dicas insiders da capital.

Em seguida, vale ressaltar que Berlim não deve ser visitada às pressas. Isto é, reserve tempo para realmente apreciar o que estiver conhecendo e aprendendo durante a sua viagem. A capital da Alemanha é repleta de histórias e oportunidades únicas para aprender algo novo. Vale muito a pena organizar seu roteiro com calma, para ter momentos mais agitados, mas também mais tranquilos e imersivos. Para conferir sugestões de roteiros para 3, 5 e 7 dias em Berlim, visite a nossa página.

Por último mas não menos importante, essa é uma dica clássica em várias cidades europeias: foque em pontos turísticos gratuitos!  É possível criar um roteiro muito interessante e completo sem precisar pagar nada para se entreter. Como por exemplo, passar um domingo no Mauerpark, famoso pela feirinha de antiguidades e pelo karaokê ao vivo.

MAPA COM AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE BERLIM

Pensando em facilitar a vida dos viajantes, a Travel criou um mapa que contém os principais pontos turísticos, praças e ruas de Berlim. Assim, você poderá se localizar mais facilmente pela cidade.

DÚVIDAS SOBRE O QUE FAZER EM BERLIM

Algumas dúvidas sobre o que fazer em Berlim podem pairar na cabeça dos viajantes. Pensando nisso, elaboramos as 5 principais perguntas a respeito do assunto:

1. Quais são os principais pontos turísticos?

São tantos… mas vamos escolher 7, um para cada dia da semana. A East Side Gallery, o Mauerpark, o Memorial do Holocausto, a Ilha dos Museus, o Portão de Brademburgo, o Viktoriapark e a Beliner Philamornie.

2. Devo investir em experiências locais em Berlim?

Com certeza! São através de experiências como tours gastronômicos, festivais típicos, concertos, cursos curtos de fotografia ou artes que os viajantes podem ter mais contatos com os locais e os cotidiano berlinense. Aliás, opção é o que não vai faltar.

3. Quais são os passeios mais adequados para cada estação?

No verão, participar de festivais e passeios ao ar livre é um must! Aproveite que a cidade vai estar em um clima de férias, diversão, repleta de turistas e invista em atividades para socializar. Em contrapartida, durante o inverno, ambientes fechados como, museus e galerias são uma boa estratégia. Isto porque, as temperaturas podem chegar a ficar negativas nessa época do ano. Então, é melhor ter na manga alguns lugares confortáveis e quentinhos para visitar.

Por fim, durante a primavera e o outono, aproveite o clima mais ameno para conhecer novos cafés, pegar um livro na biblioteca e deitar no gramado dos belos parques espalhados pela capital. Inclusive, os bate e voltas ao arredores de Berlim combinam perfeitamente com estas estações.

4. Visitar Berlim caminhando é uma opção viável?

Sim, muito viável. A dica é fazer um planejamento da rota para cada dia da viagem. Foque em uma região por dia. Assim, você economiza tempo de deslocamento e saberá previamente quanto tempo irá gastar para chegar em cada atração do seu roteiro. Dessa forma, evitando imprevistos e se perder pela cidade.

5. Todas as principais atrações turísticas são pagas em Berlim?

Não! Na verdade, muitas das principais atrações turísticas são gratuitas. Por exemplo, a East Side Gallery, o Monumento do Holocausto, o Potão de Brademburgo e o Checkpoint Charlie. Inclusive, não se preocupe! Você pode conhecer muitos cartões postais de Berlim sem precisar pagar nada.