Além de ser referência em arquitetura moderna, Brasília está investindo na modernização de suas vinícolas. Por enquanto, o Rio Grande do Sul é o estado que mais produz uvas no país, porém, Brasília tem a vantagem de produzir mais de uma safra ao ano por seu clima tropical favorecer os vitivinicultores. A uva Syrah é a mais famosa da região devido a sua adaptabilidade, mas, claro, nas vínicolas há também a produção de outras castas como Cabernet Franc, Marselan, Sauvignon Blanc e Viognier. 

Se comparar com as técnicas de produção de uva utilizadas no Sul, o cerrado utiliza duas podas durante o ciclo de uma safra: uma para a formação de ramos e outra para produção. Esta técnica é responsável pela mudança da data de colheita, que ocorre durante o verão, mas no cerrado acontece durante a época de seca, a qual seria inverno, garantindo uma melhor maturação das uvas. 

Vinícola Brasília

A partir de uma parceria entre dez agricultores de uva –  Villa Triacca, Casa Vitor, Oma Sena, Vista da Mata, Hartos, Horus, Ercoara, Miro, Toscana do Cerrado e Marchese – Vinícola Brasília, a primeira produtora de vinhos da região. O projeto garante produzir vinhos finos e de alta qualidade. De início serão 11 rótulos produzidos pela marca: uma para cada propriedade e um especial com blend das uvas produzidas nas dez propriedades. 

A união surgiu como incentivo para alavancar o setor na região e reduzir custos. Os produtores, que formam o grupo Viniplan, investiram cerca de R$ 20 milhões em estrutura, tecnologia, equipamentos de ponto e modelos de negócio para produzirem os melhores vinhos da região. 

Em 2020, a produção do grupo é de 12 mil garrafas, mas, estima-se que até a inauguração, prevista para o primeiro semestre de 2022, este valor chegue a 20 mil. Por enquanto, os vinhos serão servidos e comercializados nas propriedades das famílias produtoras, mas, assim, que a sede oficial for inaugurada, os produtos estarão disponíveis para venda no e-commerce.

Oma Sena

É muito comum o mercado de vinhos ser voltado para os homens. No entanto, a família Bonato decidiu escrever sua história com uma homenagem à matriarca, que veio de uma pequena colônia alemã do Sul do país, para construir o seu vinhedo familiar. Oma Sena pode ser traduzido para português como Vovó Sena.

Embora já produzisse grãos, a família se uniu aos amigos há três anos para investir na vitivinicultura e tornar Brasília famosa por seus sabores. Através do projeto Vinícola Brasília, os Bonatos tiveram acesso a ótimos equipamentos e conhecimento dos proprietários da Villa Triacca e Ecoara, pioneiros na produção de vinhos.

No início do segundo semestre de 2021, a família comemorou a sua primeira colheita. Foram cerca de 652 quilos de Sauvignon Blac, o que produz 400 garrafas de vinho, e 64 quilos de Syrah geraram apenas 30 garrafas. Por enquanto, Oma Sena ainda não possui nenhum rótulo de vinho, por isso, estas primeiras garrafas serão de consumo apenas interno. No entanto, a promessa é que a partir da próxima colheita, eles comercializem os próprios vinhos. Aliás, a família já está pensando em alguns nomes que remetem ao terroir, palavra em francês que se refere ao ambiente onde as uvas são produzidas. 

Além disso, a partir da próxima colheita, a qual acontece no segundo semestre de 2022, o vinhedo estará aberto a piqueniques harmonizados com a produção da casa. A Oma Sena está localizada a cerca de 50 quilômetros da rodoviária de Brasília. A viagem é curtinha e vale muito a pena. 

Fazenda Califórnia 

A Fazenda Califórnia é um lugar pensado para quem curte natureza e também é amante de uvas. Aberta desde 1995, o local oferece almoços deliciosos com vista aos três parreirais, onde são cultivados quatro tipos de uvas: Niágara Rosada e as viníferas Syrah, Tempranillo e Barbera – produzidas em menor escala, pois o foco é o sabor mais adocicado.

Há três anos, a fazenda também organiza a Festa da Vindima a qual permite aos visitantes colher uvas, aprender sobre o cultivo e até mesmo passar pela experiência de esmagar a fruta com os pés em barricadas de carvalho, método antigo para a produção de vinhos – o cheiro das frutas permeiam por toda a propriedade, garantindo uma sensação terapêutica. Após a pisa das uvas, você ainda carimba os pés sujos com o sumo em um certificado que pode ser levado para casa.

Para participar desta comemoração saiba ser preciso agendar previamente, pois os grupos são pequenos. O passeio leva em média três horas e meia e ainda inclui um brunch com produtos da fazenda e região. Adultos pagam R$ 245, enquanto crianças de sete a 14 anos pagam meia. Menores de seis anos são isentos. 

Atualmente, a Fazenda Califórnia, localizada em Sobradinho, cerca de 40 quilômetros do centro de Brasília, está se organizando para receber muito em breve hóspedes em seus chalés para pernoitar durante o final de semana e feriados.