O torso preenchido com vegetação local dá a alusão que os hóspedes estão de fato adentrando o coração da Ven a Luz, a estátua de 10 metros de altura do artista sul-africano Daniel Popper que é a porta de entrada do AHAU Tulum. Construída de aço, madeira e cordas, a estátua simboliza a profunda conexão com a natureza e nossa essência, casando perfeitamente com a proposta deste hotel eco-friendly.

A arquitetura foi projetada para aproveitar a brisa da cidade, de forma que o uso de ar condicionado seja mínimo. Sem contar que apenas madeira recolhida de forma sustentável foi utilizada na construção do resort, sem que as árvores antigas do local fossem afetadas.

Além disso, eles possuem um sistema de captação de água de chuva e um de filtragem artificial do pântano que purifica as águas residuais e as devolve aos jardins. Aliás, o hotel possui a certificação Green Key, o qual garante a implementação e cumprimento de rígidas práticas ecologicamente corretas relacionadas à gestão de resíduos, tratamento e consumo de água e energia.

São 26 quartos com decoração boêmia e arquitetura rústica com materiais locais separados nas categorias: Beach House, Suites Master, Suítes Jr., Jardim Palapa e Cabana Bali. Aliás, as três suítes júnior possuem vista parcial do jardim e do mar, enquanto os demais garantem o acesso direto à praia. Todas as acomodações são equipadas com cama king size com mosquiteiro, ventilador e jardim externo.

Vale lembrar que os quartos acomodam no máximo duas pessoas, enquanto as casas de praia e suítes possibilitam até quatro pessoas, sendo a escolha perfeita para viagens em família ou em grupo. As Cabanas Bali compartilham o banheiro externo que, por sua vez, possui um sistema de compostagem – evita o desperdício de água e a eliminação de resíduos nos esgotos. Não são as únicas com este sistema, mas toda a propriedade do Ahau. Como garrafas de plástico não são permitidas na propriedade, cada quarto tem seu próprio tanque de água doce, reabastecido diariamente.

Raw Love, o restaurante de Ahau, é uma obrigação de todos os viajantes de Tulum. O ambiente boho chique é agradável e permite você experimentar os famosos petiscos veganos e tigelas de smoothies em uma cadeira de balanço ou rede. Há também o restaurante principal que serve um dos melhores cardápios mexicanos da região e o Beach Grill, especializado em frutos do mar – os peixes curados com mescal é uma experiência necessária.

Yoga e meditação são atividades que os hóspedes podem agendar e conectar corpo e mente, além, é claro, de atingir o estado de plenitude e diminuir sintomas de ansiedade. Temazcal é outra opção para atingir relaxamento e desintoxicar o organismo por meio de um banho de vapor com rochas vulcânicas quentes. 

Para desfrutar as suas férias no Ahau, as diárias são a partir de US$ 230 – incluindo apenas as acomodações. Aliás, os hóspedes ainda podem frequentar todas as instalações dos hotéis do Ahau Collection, bem como os clubes de praia. São nove hotéis parceiros: Alaya, Villa Pescadores, Casa Ganesh, Aldea Canzul e Kanan. 

O Ahau Tulum é perfeito para desfrutar as suas férias em família num oásis sustentável a beira-mar. Apesar de não existir programas voltados para o público infantil, ocorre oficinas de pintura e marcenaria. Aliás, as crianças podem correr pelas instalações do resort com muita segurança, sem contar que os pets também são muito bem-vindos.