Apesar de ter aberto suas portas ao público em 2014, a história do Casa Malca começa na década de 90 como refúgio de férias em Tulum para o mais famoso narcotraficante do mundo, Pablo Escobar. A mansão, originalmente conhecida como Casa Magna, foi abandonada após a morte de Escobar e comprada pelo galerista colombiano Lio Malca.

O local deu adeus às cores vibrantes e exageros da decoração kitsch – comum nas residências de Escobar – e optou por tons claros para evidenciar a beleza de obras de grandes artistas como Keith Haring, Jean Michel Basquiat, KAWS, Marion Peck, Andy Warhol e muitos outros. Todas as peças são do acervo pessoal de Malca, que revolucionou a hotelaria local oferecendo uma espécie de santuário para os amantes de arte. Inclusive, você pode se informar sobre o contexto de cada peça e sua história aqui

Ao todo são 71 suítes e quartos, sendo nove deles localizados na mansão original – que, apesar da reforma orquestrada por Alejandro Bahamón e Fernando Clamo da Latinta, manteve as paredes à prova de balas. As acomodações são equipadas com cama king size forradas com lençóis ecológicos de linho e rayon de bambu, ar condicionado, dois tipos de chuveiros e, claro, muitas obras de arte. Nos andares superiores ainda é possível comandar uma grande festa com direito a DJ. Independente da estadia, todos possuem ótima vista, seja para os quais as janelas de vidro que abrem para a piscina ou para os jardins.  

Detalhes da suíte junior da Casa Malca em Tulum

Ao todo são 71 suítes com vista para o jardim ou mar (Foto: Reprodução/Divulgação)

Há duas piscinas grandes e revestidas com azulejos que imitam a cor do mar caribenho. Uma delas foi construída na beira-do-mar com uma passagem secreta para a segunda, construída exatamente abaixo. Na fonte da piscina principal, você encontrará uma escada que leva até uma espécie de gruta subterrânea inspirada no espetáculo de luzes “Epifania do Crepúsculo”, de James Turrel, a qual funciona como banho de vapor. 

Apesar de não existir um centro de SPA, a Casa Malta oferece serviços de massagem e tratamento estético a partir de US$ 200. Também dispõem de aulas de yoga no amanhecer e entardecer, além de prática de surfe sem custos adicionais. 

Além disso, há três opções de restaurantes. O Philosophy exalta os ingredientes e sabores locais em pratos e mescla com técnicas europeias; O Chefe Jonathan Carbajan comanda o Ambrosia, restaurante especializado em comida asiática. Por fim, Head of a Mad Man é perfeito para os amantes de carne.

Não podemos esquecer da sessão de bares. O The Man House Bar é famoso por suas paredes revestidas com papel de parede assinado por Keith Haring exclusivamente para o hotel. Enfim, o Chandelier Louge é perfeito para experimentar as melhores tequilas e Mezcal, bebida produzida com mais de 30 variedades de agave.

Bar do Casa Malca decorado com papel de parede assinado pelo artista Keith Haring

Keith Haring foi o responsável pela criação do papel de parede que compõe a decoração deste incrível bar do Casa Malca (Foto: Reprodução/Casa Malca)

Para aproveitar as férias neste incrível hotel de luxo, saiba que as diárias na alta temporada são a partir de US$ 1.450 por pessoa com café da manhã incluso.