Toda terça e sábado, uma oportunidade maravilhosa para conhecer mais de perto a cultura local e seus feitos –em forma de artesanatos, comidas do cerrado (como geleias, bolos, sucos e queijos), cosméticos, souvenires. A Feira do Produtor Rural de Alto Paraíso é um espaço que enaltece o valor da cultura da Chapada dos Veadeiros. Tão plural e fértil, interconectada pela vida dos que chegaram para ficar, como os quilombolas Kalunga; ou dos que vem e vão, como os nômades que passam a vida na BR.

Visitar a feira e para poder comprar produtos naturais-veganos de todos os tipos, como shampoos, protetor solar etc. e, quem sabe, não dar o primeiro passo para introduzi-los na sua própria rotina. Acredito que a Chapada é realmente uma escola sobre a relevância desses produtos, e dar continuidade a esses ensinamentos pode ser um dos maiores presentes dessa viagem.

 

EXPERIÊNCIA ALTERNATIVA-ESSÊNCIAL

A grande verdade é que a viagem a Chapada dos Veadeiros é sobre troca e entrega. E a feira é um reflexo disso: enquanto um lugar feito para você compartilhar saberes, experienciar coisas novas e conhecer de perto quem habita essas terras. Seja por séculos ou por um mês, todos que habitam essa terra se tornam guardiões de suas belezas. É uma experiência muito rica, ainda que poucas vezes mencionada nos roteiros.

Se for passar um sábado na Chapada, reserve a manhã para tomar um café na feira, por exemplo, e aproveitar para conhecer esse espaço. Esteja aberto para interações sociais e coisas novas –por um preço bem acessível–. Só não deixe de levar dinheiro caso queira comprar alguma coisa, porque alguns expositores não aceitam cartão.

A Feira de produtores rurais acontece todo sábado das 07h às 12h e às terças das 16h às 18h. Fica localizada em Alto Paraíso, na rua Joaquim Costa, ao lado da prefeitura.