•        Autoguiada
  •        Fácil
  •        R$ 40
  •        38 quilômetros sentido São Jorge
  •        1.2 quilômetros de trilha ida

 

Se a Chapada dos Veadeiros é um lugar de mistérios, UFOs e seres sagrados, o Vale da Lua é o portal! Com formações rochosas e cristais que datam de mais de um bilhão de ano, esse sítio geológico é conhecido por receber criaturas em seu solo feito de crateras, corredeira e caldeirões que, por sua vez, realmente a fazem parecer com a Lua, e a tornam uma experiência diferente de tudo que você verá ao longo da viagem.

É um dos passeios mais tranquilos que tem – autoguiado e de trilha fácil (10-15 minutos), pode até ser combinado com outro passeio no mesmo dia, se você estiver com o tempo curto. A entrada custa R$ 40, a serem pagos em dinheiro.

Algumas informações que você deve se atentar quando reservar a data desse passeio é que, como se trata de um passeio bem popular, há grandes chances de haver uma aglomeração por ali e, sendo esse lugar tão mágico e único, gente demais pode atrapalhar a experiência. É melhor se programar para chegar o mais cedo possível ou até para ir em ‘dias mais vazios’, como dias da semana, por exemplo, e, claro, evitar especialmente feriados.

Outra informação importante é que, das duas vezes em que fui para a Chapada um incêndio se iniciou precisamente aqui, no Vale da Lua, e provavelmente provocado pela bituca de cigarro de um turista negligente.  Não seja essa pessoa, simplesmente não fume nos passeios, a natureza aqui é sensível.

Saindo de Alto Paraíso sentido São Jorge, você deve percorrer 38 quilômetros, sendo 35 de asfalto e 3,5 quilômetros em estrada de terra, entrando pelo acesso GO-239 até a entrada da trilha de apenas 1.2 quilômetros. Na saída, passe pelo quiosque que fica perto da entrada para tomar um suco e comer um pastel 🙂