Graças a ela, Oscar Niemeyer ganhou o prêmio Pritzker, o Oscar da arquitetura mundial. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, popularmente conhecida como Catedral de Brasília, é uma joia tanto por seu exterior modernista quanto por seu interior. Apesar de a sua estrutura ter ficado pronta em 1960, a inauguração aconteceu apenas dez anos depois. 

O PRIMEIRO MONUMENTO DA CIDADE

Em uma área circular de 70 metros de diâmetro e com uma entrada subterrânea, a Catedral de Brasília, como também é conhecida, possui 16 colunas de concreto numa estrutura hiperboloide, que pesam 90 toneladas e medem 42 metros de altura. Esta estrutura foi executada pelo engenheiro Joaquim Cardozo de tal forma que as colunas fossem mais finas nas extremidades e tocassem a superfície como se fossem meras agulhas.

Não podemos deixar de lado o campanário que possui 20 metros de altura e abriga os quatro sinos de bronze doados pelo Governo da Espanha: Santa Maria, Pinta, Nina e Pilarica. Os nomes escolhidos fazem referência às caravelas de Cristóvão Colombo e à Nossa Senhora do Pilar. Embora sejam controlados eletronicamente, os sinos tocam diariamente às 6h, meio-dia e às 18h.

Fachada - Catedral de Brasília

Os quatro sinos de bronze foram um presente do Governo da Espanha (Foto: Reprodução/Arthur Dias)

Na praça de acesso à Catedral, é possível admirar as quatro esculturas de bronze feitas por Alfredo Ceschiatti, com colaboração de Dante Croce, que representam Mateus, Marcos, Lucas e João carregando pergaminhos nas mãos. Para quem não é tão familiarizado, eles foram responsáveis pelos quatro evangelhos da Bíblia, os quais transmitem e enfatizam os ensinamentos e mensagens de Cristo.

COMO É O SEU INTERIOR? 

Apesar da beleza externa, não se engane. Esta é só a ponta do iceberg. Toda a estrutura externa é apenas a cobertura do prédio. A entrada da Catedral é por uma rampa bem discreta que dá acesso ao salão amplo e bem iluminado.

No interior, a cerâmica do batistério e as pinturas que retratam a vida da mãe de Jesus são assinadas pelo artista Athos Bulcão. Estas não são as únicas obras de arte no local. Di Cavalcanti é o responsável pela Via Sacra, 15 quadros que recontam o caminho para a crucificação de Jesus Cristo. Além disso, há uma réplica da famosa escultura de Michelangelo, Pietá, reproduzida pelo Museu do Vaticano em resina e mármore em pó. 

Anjos - Catedral de Brasília

Alfredo Ceschiatti esculpiu os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, dispostos no interior da Catedral de Brasília como se estivessem flutuando (Foto: Reprodução/Ricardo Lins)

Não podemos deixar de lado, os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael que foram esculpidos por Alfredo Ceschiatti e suspensos por cabos de aço de forma que parecessem que estão flutuando. Por fim, o toque especial fica sob responsabilidade dos vitrais da franco-brasileira Marianne Peretti que optou por tons de verde e azul para se destacar entre os pilares e piso de mármore. 

COMO ESTÃO AS VISITAS NA CATEDRAL DE BRASÍLIA?

Infelizmente, as visitas internas estarão suspensas enquanto durar a pandemia. No entanto,  a Catedral de Brasília abre exclusivamente para as missas de terça a sábado, das 09h às 12. Aos domingos, há dois horários: das 09 às 12h e das 16h às 18h. 

Todos os requisitos necessários contra a Covid-19 devem ser respeitados, como o distanciamento e uso de máscaras. Além dos bancos afastados com distanciador de lugares, na entrada ainda fica disponibilizado álcool, tapete higienizador e medidor de temperatura.