Inspirado na culinária quilombola, o Crioula Café conquistou os brasilienses com um cardápio surpreendente e ambiente carregado de histórias. Através dos quadros locais, moedor de café antigo e o chão de cimento queimado, a Chefe Helena Rosa, filha de quilombolas, projetou o lugar como se fosse resgatou detalhes de sua casa na Comunidade Quilombola Kalunga, a maior no Brasil até hoje, próxima da Chapada dos Veadeiros. 

Suas raízes estão presentes em todos os cantos deste lugar. Os visitantes são presenteados com receitas especiais e longe de produtos industrializados. O cheiro de café moído e coado na hora se espalha por todo o espaço. O chá de amora também tem o seu toque especial, pois as plantas são provenientes de onde Rosa nasceu.

O destaque do Crioula Café é bolo de chocolate com castanha de baru, nativa do Cerrado. Além disso, é possível se deliciar com o biscoito de queijo, pamonha com lombo e sucos adoçados com rapadura, entre outras delícias locais.  O seu funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 9h às 19h.