A Museumsinsel (Ilha dos Museus) fica no coração da cidade de Berlim, em Mitte. Abriga alguns dos museus mais importantes da Europa e, para além das exposições: representa o desenvolvimento arquitetônico e cultural do continente, desde 1830. Isto é, ir para a Ilha dos Museus significa também caminhar entre as ramificações do Rio Spree, passar pelo LustGarten e estar acompanhado da vista para a igreja mais icônica de Berlim, a Berliner Dom. Além disso, poder vislumbrar a arquitetura dos prédios da ilha. Aliás, diante disso tudo, a Ilha dos Museus foi considerada em 1999 Patrimônio Mundial da UNESCO.

Das histórias greco-romanas, contadas a partir de cerâmicas, joias e esculturas, no Altes Museum; ou dos artefatos egípcios no Neus Museum, incluindo a escultura de 1345 a.C. da cabeça de Nerfatiti, uma das esposas do faraó Akhenaton, são cinco prédios no total situados no Museumsinsel. Isto é, cada um conta a história do mundo sobre diferentes perspectivas. Saiba mais sobre cada museu situado na ilha.

 

MUSEUS

Altes Museum (Museu Antigo): Inaugurado em 1830, é o museu mais antigo da ilha e abriga uma vasta coleção de artefatos da Grécia e Roma antigas, incluindo esculturas, cerâmicas e joias.

Observação: Atualmente, o andar superior com arte etrusca e romana, bem como a exposição especial Soundscapes – Música na Grécia Antiga abre às 11h

Aberto das 10h às 18h, menos segundas-feiras.
12 euros para entrada simples.

 

Neues Museum (Museu Novo): Reconstruído após a Segunda Guerra Mundial e reaberto em 2009, exibe uma variedade de artefatos, incluindo a famosa cabeça da rainha Nefertiti, bem como arte egípcia, pré-histórica e clássica.

Aberto das 10h às 18h, menos segundas-feiras.
14 euros para entrada simples.

 

Pergamonmuseum (Museu de Pergamon): Destaca-se pela sua coleção de antiguidades do Oriente Próximo, incluindo o Altar de Pergamon, os Portões do Mercado de Mileto e a Porta de Ishtar, além de artefatos da Grécia e Roma antigas.

*fechado temporariamente*

 

Bode-Museum (Museu Bode): Exibe uma coleção diversificada de esculturas, arte bizantina, moedas e medalhas, bem como uma extensa galeria de arte de pinturas europeias.

Aberto das 10h às 18h, menos segundas-feiras.
12 euros para entrada simples.

 

Alte Nationalgalerie (Antiga Galeria Nacional): Destaca-se por sua coleção de arte do século XIX, incluindo obras de artistas como Caspar David Friedrich, Edouard Manet e Auguste Renoir.

Observação: de 13 de novembro de 2023 até o final de maio de 2025, a coleção de pinturas românticas não estará em exibição na sua totalidade

Aberto das 10h às 18h, menos segundas-feiras.
12 euros para entrada simples.

 

TICKETS

  • Todo primeiro domingo do mês é grátis.
  • Tipos de ticket:

Museumsinsel + Panorama: 24 euros, acesso por um dia em todas as exposições da Ilha dos Museus e do Pergamon – Panorama.

Museumspass Berlin X 3: 32 euros, acesso aos museus por três dias.

Ingresso diário do Fórum Cultural (com exposições especiais): 20 euros, acesso por um dia em todas as exposições do Kulturforum (Gemäldegalerie, Kunstgewerbemuseum, Neue Nationalgalerie)

  • Tickets podem ser adquiridos no balcão ou online (com até quatro semanas de antecedência). Recomendado comprar online na alta temporada.
  • Acesso para deficientes.
  • Possibilidade de guia em vários idiomas, verificar com antecedência.