O topo de Barcelona! Tibidabo é o nome do morro situado no extremo de Barcelona, cujo cume é considerado o ponto mais alto da cidade. E, bem aqui, no topo, foi construído o parque de diversões Tibidabo, feito para que os cidadãos se divirtam  enquanto apreciam uma das melhores vistas da cidade, que se estende por quase todas as suas ruas estrategicamente planejadas, seus elementos mais famosos como a Sagrada Família e vai até o mar mediterrâneo (e fica ainda mais bonita no pôr do Sol.) 

Montanhas russas, exibição temática da 1ª Guerra Mundial, cobras venenosas… desde 1900 o parque de diversões Tibidabo marca a cidade de Barcelona, sendo sua existência quase um reflexo do que vive a sociedade na época — como a atração Avió, inspirada na primeira aeronave que fez vôo de Barcelona para Madrid. Além dessa atração, o parque conta com mais 34 outras atrações, sem contar a Igreja Sagrat Cor, construída após a inauguração do parque.

A Igreja do parque, também chamada de Templo Expiatório Sagrado Coração de Jesus, é a misteriosa silhueta ‘no fim’ de Barcelona; por vezes, quando você olha entre os prédios da cidade, você consegue avistar um contorno majestoso, situado em cima do monte Tibidabo – essa é a igreja! Aliás, talvez um dos pontos altos da experiência seja simplesmente ir ao encontro desse símbolo fascinante que te acompanha ao longo da viagem. Ao chegar lá, as escadarias da igreja poderão levar ainda mais alto, em um caminho acompanhado de inspirações românticas, neogóticas, cripta estilo neo-bizantinao. Mas para chegar no topo do topo, você terá que pagar.

A entrada custa 35 euros adultos e 14 para crianças de 90 até 120 cm. Se você quiser ir nas atrações mais emblemáticas, custará mais 19 euros para adultos e 10,50 euros para crianças de 90 a 120 cm. Já a Área Panorâmica é sempre de graça!

Antes de ir até o Tibidabo é importante consultar no site se o parque estará aberto. Normalmente, o parque só está aberto nos finais de semanas e feriados, e algumas semanas no mês. E às vezes em alguns feriados está fechado, como no Natal. Pois é, um pouco complicado, mas você terá todas as informações no próprio site (https://www.tibidabo.cat/en). 

 

E como faz para chegar no topo da cidade?

Você poderá ir de carro, reservando sua vaga com 24 horas de antecedência pelo site, de táxi até o topo do monte, pagando uma média de 10 euros, ou poderá ir de (vários) transportes públicos, cujos modais são muito bem integrados.  

Para quem vai de transporte público, pelo site oficial ((https://www.tibidabo.cat/en/plan-your-visit/how-to-get-here/public-transport) você confere todas as formas de chegar diretamente ao Tibidabo. Para quem estiver saindo da Estació del Nord (Carrer d’Alí Bei, 80); Plaça Kennedy ou Sant Genis Car Park. Até a estação do funicular chamada de Vallvidrera Inferior (aberto às 10h25 até 15 minutos depois do fechamento do parque). E o ticket do ônibus pode ser gratuito se você pegá-lo na 

Passeig Sant Gervasi, 36 (Barcelona).

Do funicular até o ônibus Tibidabo que sai da porta do funicular até o topo, e te deixa em frente ao café, na Plaça Kennedy – funcionando a partir das 10h15 (com intervalo de 10 minutos quando parque está aberto e de 30 minutos quando só a Panorâmica estiver aberta, cheque o calendário no site: https://www.tibidabo.cat/en/plan-your-visit/schedules). Esse trajeto leva em torno de uns 50 minutos – a não ser que você se aventure a pé do funicular até o topo, ou vice versa.