Por Letícia Vaneli

Privilegiada com terras férteis e próxima das margens dos mares, os chefes de cozinha em Bangkok se dão o luxo de adicionar todos os tipos de produtos frescos em seus pratos que envolvem quatro sensações: salgado, picante, doce e azedo. Sua gastronomia foi influenciada por pratos chineses, portugueses, muçulmanos, laosianos e birmanos. 

O arroz é a base da sua culinária, assim como o curry massan, pimenta, leite de coco, coentro, manga, galanga (um primo do gengibre) e o famoso limão kaffir. Khao pat (arroz salteado com vegetais e carne) e o Pad Thai (macarrão de arroz frito com broto de feijão, tofu e camarão), por exemplo, são clássicos e possuem o toque especial do nam pla, famoso molho de peixe. 

MELHORES RESTAURANTES EM BANGKOK

Para uma experiência digna da realeza, é obrigatória a parada no Blue Elephant. Seu menu é inspirado nas diversas receitas apreciadas pela dinastia Chakri. É uma parada obrigatória para conhecer o tradicional requintado tailandes.

O Le Du é a nossa sugestão para você que gosta de novas experiências. Dono de uma estrela Michelin, o Chefe Ton apresenta uma releitura dos pratos mais tradicionais da Tailândia. O Gagnan Anand também segue a linha progressista, mas, protagoniza o street food indiano. 

FAMOSA POR SUA STREET FOOD

Apesar de boas opções de restaurantes e bares, a comida de rua é o grande protagonista, tomando conta das calçadas das principais ruas da cidade – o que torna a vida do tailandês mais prática já que muitos não possuem cozinha em suas casas. As autoridades locais tentaram banir as famosas barracas de comida, mas, falharam após a mobilização dos tailandeses. 

Hoy tod, a famosa panqueca de mexilhão frito, e o Kuay Jab, uma sopa de macarrão de arroz enrolado com carne de porco crocante, são dois dos muitos símbolos da gastronomia local. O melhor lugar para experimentar estes pratos é em Yaowarat, também conhecida como Chinatown. Nai Mong Hoi Thod é referência em hoy tod, enquanto o Nay Lek Uan é o queridinho por sua sopa.

Você também tem que dar uma esticadinha no Raan Jay Fai da senhora Jay Fai que conquistou a sua primeira estrela Michelin com o seu saboroso omelete de caranguejo.