Por Letícia Vaneli

Viajar a Tulum é ter a certeza que você terá uma infinidade de restaurantes descolados com cardápios saudáveis como saladas e bowls, comidas servidas em uma cubuquinha com ingredientes frescos que atendem todos os grupos alimentares. Assim, em apenas um prato você consome todos os nutrientes necessários. 

As refeições são sempre experiências nas viagens, ainda mais quando são acompanhadas com a paisagem deslumbrante que só a Riviera Maia é capaz de oferecer. Os restaurantes oferecem um mix da culinária yucateca e mexicana em opções gastronômicas complexas e deliciosas como chiles em nogada (picadinho de porco com molho de nozes, sementes de romã e pimentas) ou cochinita pinil (pedaços suculentos de leitão marinados em suco de laranja com sementes de urucum embrulhados em filha de bananeira). Sem contar a fusão asiática que é bem comum na zona hoteleira.

Por meio desses pratos, você compreende os costumes e tradições do local, o que transforma qualquer simples viagem de turismo em uma experiência cultural. Os ingredientes usados em todos os restaurantes são orgânicos, ou seja, não possuem nenhum agrotóxico, sem contar serem provenientes da agricultura familiar. As fazendas utilizam uma técnica antiga dos povos mesoamericanos conhecida por “milpa”, a qual contribui para que o solo seja rico em nutrientes para o cultivo de grão, frutas e legumes. 

QUAIS RESTAURANTES EM TULUM VALEM A PENA?

 

Os restaurantes não se tornam memoráveis apenas por oferecer saborosos pratos, mas garantir um espaço aconchegante a todos. Durante a sua viagem, refeições ao ar livre são essenciais, ainda mais com a decoração boho-new-hippie-chic que se alastra por toda a região. 

São poucos os restaurantes que possuem paredes, apenas um recinto baixo de madeira, luzes pendentes compõe os espaços. As razões vão além de apreciar a beleza da costa caribenha, o objetivo é aproveitar ao máximo a circulação de ar para que o uso de ar-condicionado seja mínimo. Em casos extremos, como Hartwood, o mais badalado de Tulum, será impossível apreciar uma boa refeição em dias chuvosos. A resposta é simples: nada de tetos. Apesar de estar fechados em dias chuvosos, nada mais romantico que jantar a dois sob o céu estrelado. Realmente, é de tirar a sorte grande!

Para uma alimentação saudável e orgânica, você encontrará muitas opções. Raw Love oferece pratos veganos saborosos, enquanto Burrito Amor preza a alimentação consciente em seu menu – inclusive, foi criado justamente para atender pessoas que sofrem com restrições alimentares. 

A maioria dos estabelecimentos em Tulum só aceitam dinheiro, mesmo os estabelecimentos de luxo. Por isso, sempre tenha dinheiro em espécie em mãos. Mesmo que em alguns lugares seja possível o pagamento em dólares, pagar em pesos é mais vantajoso devido a taxa de câmbio. 

Para se esbaldar na vida noturna, Gitano é o lugar perfeito para uma noite dançante. Aos finais de semanas, Djs são convidados para agitar a noite. O mesmo acontece no rooftop Ciel Rose que, ao menos duas vezes ao mês, dão um toque a mais durante os pores do sol com muita música eletrônica, se tornando um ótimo lugar para um esquenta com os amigos. Por fim, não se esqueça de se banhar em repelente de insetos e levar um pouco na bolsa caso precise reaplicar. Aproveite!