Por C

A cidade de Barcelona é planejada, praticamente plana, envolve uma malha grande de transporte público e é possível trafegar com carros, patinetes e bikes de aplicativo; ou seja, é bem fácil se locomover por aqui: isso não significa que a localização não importa, mas todos os bairros a serem mencionados estão, relativamente, bem situados – perto das grandes atrações e avenidas.

Portanto, a escolha pelo bairro diz mais sobre o estilo da sua vivência que você está buscando do que sobre a facilidade de se locomover em si. Até porque, tirando as atrações que estão espalhadas pela cidade, os próprios bairros são uma experiência.

Antes de decidir onde ficar em Barcelona, é necessário entender as nuances que separam cada região da cidade. Mesmo localizados na Cidade Velha, El Raval é muito diferente do Bairro Gótico, por exemplo – enquanto El Raval é mais bagunçado, apesar da beleza de suas ruelas e edifícios, o Bairro Gótico é mais chique e, por consequência, mais caro.

Outro exemplo é a experiência de ficar na principal avenida da cidade, Las Ramblas, que vai da Plaça Catalunya ao porto de Barcelona – passando por vários bairros como Raval e Born, e é diferente em cada altura: isso pode significar, ao longo dos seus 1,2 quilômetros, sofisticação e tranquilidade ou risco de ser assaltada de noite.

SEIS ENTRETONS: EL GÓTICO, EL RAVAL, BORN, GRÀCIA, EIXAMPLE E SANTS-MONTUJUIC

Para compreender os entretons dessa cidade, vamos destacar os seis bairros, ou distritos, para se hospedar em Barcelona: El Gótico, El Raval, El Born, La Barceloneta, Gràcia, Eixample.

El Raval é um dos quatro bairros que fazem parte da Cidade Velha e, dentre os quatro, é como se fosse o irmão mais bagunceiro – resultado de seu histórico multicultural. É o lugar ideal para curtir a noite e, após os anos 90, o bairro que antes era apenas classificado como a sujo, passou por uma intervenção cultural (ainda que permaneça não sendo exatamente turístico). Para uma experiência genuína em Barcelona, El Raval é uma boa opção e o Hotel Casa Camper Barcelona é uma ótima base.

Já para quem prefere ficar nos lados mais sofisticados e tradicionais da Cidade Velha, há o bairro Gótico, com ruas estreitas e praças antigas; aliás, conhecer o bairro Gótico, que fica no coração da cidade, já é uma das experiências essenciais de uma visita a Barcelona, e para quem quiser ficar por aqui mesmo, uma boa opção é o Hotel Serras Barcelona quetem vista para o Porto Vell.

Em terceiro, está El Born, também conhecido como La Ribera; é um bairro da moda, mais contemporâneo, com ruas de paralelepípedos, boutiques elegantes, galerias de arte e uma atmosfera vibrante. A igreja de Santa Maria del Mar é uma atração notável neste bairro.

E agora, a versão da Cidade Velha à beira mar: La Barceloneta, conhecida por suas praias – cinco no total-, restaurantes a beira mar e vida noturna agitada – incluindo famosas baladas como Opium e Soho TheClub-. Esse antigo bairro de pescadores ainda carrega uma atmosfera marítima e está perto do famoso Mercado da cidade, que vale a visita!

O bairro Gràcia, por sua vez, há pouco tempo era um vilarejo catalão e, por conta da sua anexação recente à turbulenta Barcelona, consegue conservar sua atmosfera mais tranquila, elegante ainda que muito cultural. Por esse bairro, atravessa a avenida mais bonita da cidade, Passeig de Gràcia, onde está localizada a Casa Batló, a Pedreira e o Hotel Mandarim Oriental Barcelona.

Se você caminhar pela Passeig de Gràcia, você chegará ao distrito Eixample. Não é tão charmoso quanto o bairro Gràcia, mas é onde a maior parte da população de Barcelona reside, entre suas ruas largas e pequenas praças; e está dividido em Direita, mais afastado do centro, e Esquerda, mais próximo da Praza Catalunya e de outras atrações.

E por último o Sants-Montjuic, à direita do bairro Gótico; é considerado o maior entre todos os distritos e parte da sua zona está localizada de frente para a praia. A característica mais enfática desse bairro é o Montjuic Hill, com 185 metros de altura, que parece uma falésia que se afunda no mar, um dos grandes símbolos da cidade.