Por Carolina Varella

De ruínas arqueológicas à capital gastronômica. São muitos motivos para ficar em Lima de verdade, e não apenas como um meio até o objetivo final – Cusco ou Machu Picchu.

Realmente, a ausência do Sol durante boa parte do ano, o trânsito caótico e a centena de terremotos ao longo do ano não são muito convidativos, mas Lima é muito mais do que isso! Fique aqui por pelo menos quatro dias antes de partir para a próxima, você não vai se arrepender! 

O valor cultural da cidade é imensurável: são três ruínas pré-incas situadas por aqui, sendo duas delas localizadas em meio a cidade (Huaca Huallamarca e Huaca Pucllana). Isto é: enquanto você caminha entre bairros modernos o horizonte contempla construções desérticas milenares.  Além disso, tem o Centro Histórico com atrações como catacumbas e a belíssima Catedral de Lima, e o Museu Larco, um dos mais importantes da América Latina, o Museu de Arqueologia, o Mario Testino, entre muitos outros, para fartar qualquer curioso.  Já aproveitamos para recomendar que faça alguns passeios acompanhado de guia, para explorar ainda mais! 

Cultura e também muita arte atravessam a cidade de ponta a ponta, e a agraciam com um charme sem igual; principalmente, os bairros Barranco e Miraflores.  O bairro Barranco é o mais badalado, te convida ao agito noturno e à boêmia acompanhado de muita música e arte. Já o bairro de Miraflores é onde quase todos se hospedam. Sua atmosfera encantadora conta com um dos pores do Sol mais lindos que você vai ver, muitos parques, caminhadas pelo Malecon (orla) etc. 

ÊNFASE GASTRONÔMICA


E existe um fator que contempla ambos os bairros e apetece ainda mais os visitantes: nesses bairros estão os melhores restaurantes de Lima, que é nada menos do que a capital gastronômica da América Latina. Se a viagem for apenas para desfrutar desse aspecto, já terá valido a pena! (Mas se esse for o caso, a recomendação é ir em setembro e apreciar o festival Mistura.) Clicando nesse link você saberá mais sobre a culinária limenha, tão celebrada mundialmente.

E para finalizar, tem uma atração muito aclamada por seus espectadores que é o Parque da Reserva. São oito hectares de reserva em meio a cidade de Lima, onde acontece o Circuito Magico de Agua, em que 13 fontes de água brincam com luz e música e formam o maior complexo de fontes do mundo, além de shows com danças típicas peruanas. É interessante a relação dos peruanos com a água nessa cidade com tão pouca chuva, mas tenho certeza que você irá se divertir muito também!